quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ascensão de Jesus Cristo


Ser testemunha é mais que olhar para o céu e suspirar!
(At 1,1-11; Sl 46/47; Ef 1,17-23; Mc 16,15-20)

Ascensão lembra um movimento de subida, de elevação, de distanciamento do nível cotidiano e comum às demais criaturas. Seria isso que pretendemos dizer quando proclamamos a ascensão de Jesus Cristo ao céu? Ele teria subido ao céu, afastado-se da terra e do comum dos mortais?  Mas a ascensão é uma imagem que também expressa a idéia e a experiência de ser destacado, promovido, reconhecido, reabilitado. Penso que é este o sentido original da boa notícia pregada pelos cristãos a respeito de Jesus. A ascensão é mais uma forma de proclamar sua ressurreição, de afirmar que a pedra rejeitada pelos construtores foi considerada a pedra principal, que aquele que foi eliminado como subversivo e maldito é a mais plena expressão de Deus. “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus.”
“Que ele ilumine os olhos do vosso coração para que conheçais a esperança à qual ele vos chama.”
Conhecemos pessoas que perderam a esperança: repetem ritos e mais ritos, movidas pelo medo e desejosas de aplacar a ira de um deus feito à imagem e semelhança dos ditadores sanguinários; somam terços, novenas e missas, tentando fugir das armadilhas do mundo e ganhar a eternidade; multiplicam rezas e devoções para evitar o risco de crer numa libertação que se realiza na história, entre trancos e barrancos. Uma vida assim desventurada pode ser chamada vida, de vida cristã?
São Paulo deseja que o Espírito Santo nos revele Deus em sua amável nudez e nos ajude a conhecê-lo em profundidade. Conhecê-lo assim como se revelou em Jesus de Nazaré significa reconhecer e assimilar a esperança para a qual Ele nos chamou e a herança gloriosa que nos deixou: ser seu corpo vivo na história, corpo sob o qual tudo o mais foi colocado e acima do qual nada de significativo existe, fora o próprio mistério de Deus.

Este Jesus Cristo no qual cremos e em nome do qual vivemos não é um espírito que se compraz em esvoaçar sobre o mundo. Ele compartilhou conosco a corporeidade e sentiu fome; experimentou conosco a busca e a sede; dividiu conosco a angústia e a ternura; provou, como nós, o mel do amor e o fel da traição; abriu conosco um caminho de vida no frio corredor da morte; espalhou sementes de liberdade nas terras infectadas pela erva daninha da indiferença.
Como discípulos/as, somos chamados/as a ser membros do seu corpo, irmãos e irmãs na fraterna comunidade, sacramentos da sua liberdade e sua profecia. Expressamos esta invejável e comprometedora condição no batismo mas a vivemos prosseguindo seu caminho no mundo, reinventando suas ações livres e libertadoras, multiplicando seus múltiplos gestos de amor solidário, retalhos de uma vida que vence a morte.
“Por que ficais aqui parados, olhando para o céu?”
Não é verdade que a vida cristã se resume na aceitação resignada de uma doutrina, na harmonia simples e sedutora do cântico gregoriano, na beleza simbólica e profunda dos sacramentos, no suspiro pelo descanso eterno depois de uma vida atribulada. A vida cristã é muito mais que desejo ou contemplação extática da plenitude celeste. A interrogação dos anjos ressoa hoje aos nossos ouvidos e espera uma resposta: “Por que vocês estão aí parados, olhando para o céu?”
Os discípulos/as de Jesus Cristo não podem resumir sua vida à simples contemplação de alguém que subiu ao céu, mesmo que este alguém seja o próprio Jesus Cristo. Professando a fé sua ascensão a comunidade cristã quer ressaltar mais uma vez que aquele corpo humano e marcado pelo trabalho, aquele homem constestado e condenado, aquela criatura torturada e riscada da terra dos vivos é assumida e reconhecida pelo próprio Deus como a expressão mais plena do seu Ser.
Além disso, a ascensão não é algo que tem a ver apenas com Jesus de Nazaré. Ele é o primogênito de muitos irmãos e irmãs. Ele é a cabeça de um corpo composto de muitos e variados membros. À glorificação do primogênito segue-se a honra dos seus irmãos e irmãs, começando pelos considerados menores. À elevação da cabeça segue-se o reconhecimento da dignidade daqueles/as que realizam sua vontade na história. E isso não vale só para um futuro incerto: é fato e convicção já agora.
“Recebereis o poder do Espírito Santo para serdes minhas testemunhas...”
A ascensão de Jesus Cristo não significa o fim da sua presença no meio de nós. Ao contrário, assinala o início da missão em seu nome, sob a guia do seu Espírito. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem a boa para todas as pessoas”. A liturgia da ascensão está inteiramente focada nesta responsabilidade intransferível da comunidade cristã. Convictos de que o Crucificado foi exaltado, os cristãos vencem o medo e se tornam testemunhas de Jesus Cristo no coração do mundo e nos pulmões da história.
Sendo uma forma de manter viva a memória de Jesus de Nazaré, este testemunho tem força de transformação. Testemunhar é trazer no corpo as marcas de Jesus Cristo: sentir o que ele sentiu; amar como ele amou; sonhar como ele sonhou; viver como ele viveu; servir os últimos e desafiar os poderes como ele fez. Ser testemunha é defender Jesus Cristo e aqueles/as por quem ele deu a vida, é atestar a veracidade do seu caminho e a consistência do seu projeto de vida.
Mas este testemunho não é apenas uma questão de vontade ou decisão. “O Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas...” Trata-se do Espírito que cria tudo a partir da massa informe e vazia, transforma um monte de ossos secos num povo que caminha e luta, gera vida no ventre virgem de uma mulher, une num mesmo objetivo os diferentes membros do corpo, suscita a profecia num grupo de medrosos e torna adulta e livre uma comunidade dependente.
“Então, os discípulos foram anunciar a Boa Nova por toda a parte.”
A Igreja é constituída testemunha, enquanto comunidade de irmãos e irmãs,  “em Jerusalém, na Judéia, na Samaria e até os confins do mundo”. Ou seja, aqui, em todos os cantos da terra, em todas as dimensões da vida. A missão não tem fronteiras, o testemunho não conhece limites. Ser testemunha e missionário/a é sair de si, apenas sair de si, sempre sair de si. E isso supõe deixar de pensar que somos maiores e melhores que os outros, ou que nada temos a ver com os outros.
A referência da missão não somos nós mesmos e nem mesmo a Igreja. Somente em Jesus Cristo repousa a autoridade no céu e na terra, e diante dele todos/as dobramos os joelhos. É dele que recebemos a ordem de ir ao mundo como ovelhas entre os lobos, como discípulos/as e missionários/as, como embaixadores/as de um novo céu e uma nova terra, como parteiros/as de uma nova humanidade ainda em gestação. E ele se faz caminho e modelo desta missão descendo, fazendo-se próximo, servindo.
A palavra de Deus atesta que a ascensão de Jesus Cristo não é um movimento de distanciamento em relação aos seus discípulos e discípulas, ou uma fuga do mundo e suas tensões. Antes, é sua identificação plena com Deus, sua inserção plena no mundo. “Os discípulos então saíram e pregaram por toda a parte...” No templo e nas praças, nas casas e nas estradas, até que este mundo, graças à ação suscitada e sustentada pelo Espírito Santo, dê lugar a um outro mundo.
“Aclamem a Deus com gritos de alegria!”
Que o Espírito Santo nos ajude a conhecer Deus em profundidade e nos liberte da tentação de reduzi-lo à pequena dimensão dos nossos medos e interesses. Movidos por ele, aclamemos com alegria jubilosa a manifestação de Deus na humanidade de Jesus de Nazaré e nas pessoas que vivem em seu nome. Que ele nos ajude a conhecer a esperança à qual somos chamados/as e a herança preciosa que nos deixa. Que ele ensine a Igreja a descobrir-se corpo de Cristo, obediente a ele, comprometida com sua missão.
Jesus de Nazaré, sacramento do abraço entre o céu e a terra, profeta de um mundo sem senhores e sem escravos: depois de termos acompanhado passo a passo, domingo a domingo, tua discreta manifestação aos discípulos/as e a missão que confias a quem te segue, queremos hoje contemplar tua ascensão, que é teu pleno reconhecimento pelo Pai. Ajuda-nos a entender que é porque abriste mão de todo e qualquer privilégio ou título para te fazeres humano e igual à menor das criaturas que teu nome é incomparável e diante de ti se dobram todos os joelhos. E ajuda-nos a compreender que é descendo, amando e servindo nossos/as irmãos/ãs que seremos tuas testemunhas e daremos uma contribuição efetiva para a construção do teu Reino. Assim seja! Amém!
Pe. Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: