quinta-feira, 6 de abril de 2017

ANO A – DOMINGO DE RAMOS – 09.04.2017

Suba a Deus o nosso grito pela vida e pela paz!

O relato da entrada de Jesus em Jerusalém, solenemente proclamado no Domingo de Ramos, nos convida a abandonar toda e qualquer fantasia de poder e de sucesso que alimentamos e projetamos nele. Nesta cena não há nada de triunfal. Jesus vem da Galiléia e entra na capital do seu país politicamente dominado montado numa jumenta. Nada de cortejos de honra, de generais e cavalos vistosos, de discursos oficiais de acolhida. Jesus chega a Jerusalém como sempre foi: um servidor, um reformador inquieto, um profeta destemido e vindo dos grotões, um simples homem da Galiléia.
Jesus de Nazaré chega a Jerusalém caminhando à frente de um numeroso e desorganizado grupo de discípulos e discípulas. O povo da capital não o conhece, e mesmo assim o teme. Mas o pessoal do campo que o acompanha desde a Galileia ou que vive na periferia da capital aclama-o com entusiasmo e o acolhe como o Messias esperado. “Bendito o que vem em nome do Senhor!” Como o velho Simeão, essa gente reconheceu naquele homem que tinha ouvidos, palavras e ações libertadoras em favor dos últimos o Enviado de Deus. E isso contrasta claramente com a fria acolhida do povo de Jerusalém...
O que aquela pequena multidão de pobres e estropiados faz é aclamar o despontar do Reino messiânico inspirado em Davi e a chegada do líder enviado por Deus. Mas Jesus não realiza as ações potentes que esta ideologia apregoava! Ele é o servo paciente e o ouvinte atento da Palavra anunciado por Isaías, e é dessa escuta que brota uma palavra que desperta as pessoas adormecidas e encoraja as multidões acorrentadas pelo medo. A de Jesus será apenas o incondicional e solidário de si mesmo na cruz...
O entusiasmo daquela gente que vinha do interior ou vivia na periferia da capital não se sustentará por muito tempo. Os próprios discípulos, depois de se unirem às multidões e o saudarem como o Messias esperado, em seguida voltam atrás e o abandonam. Os gritos de ‘hosana’ – Socorro! Deus salve agora! – logo darão lugar ao insolente e violento pedido ‘Crucifica-o!’, fruto da frustração das expectativas e da manipulação interesseira das autoridades políticas e religiosas de Jerusalém.
Mas a divisão progressiva que estava se criando entre os próprios discípulos, assim como a possibilidade concreta de traição, não fazem Jesus mudar seu rumo. É verdade que ele se sente abatido e chega a se perguntar sobre o que fazer. Ele enfrenta um discernimento difícil, e pede aos discípulos que vigiem com ele. “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice...” A oração no Getsêmani foi um profundo momento de confronto com a vontade do Pai e com a traição que se desenhava no coração dos próprios discípulos.
Aquele que o cortejo havia saudado na entrada da cidade como quem vinha e agia em nome de Deus permaneceu fiel e acabou preso, abandonado pelos próprios discípulos, condenado e pregado na cruz. Tanto para os judeus como para os romanos, a crucifixão representava a completa negação do ser humano, o redundante fracasso da pretensão de liderança, a absoluta ausência de Deus, a mais radical falta de sentido. E para os discípulos, essa foi a pedra que irrompeu no meio do caminho...
As autoridades ridicularizam e desafiam Jesus a salvar a própria pele, e ele mesmo parece mergulhar num turbilhão escuro e protestar contra o abandono por parte dos próprios amigos e até por parte de Deus. Ele é envolvido pela escuridão... “Desde o meio-dia até as três horas da tarde houve escuridão sobre toda a terra.” Mas Jesus acaba experimentando a consolação na radicalização do dom de si mesmo: “E eis que a cortina do santuário rasgou-se de alto abaixo, a terra tremeu e as pedras se partiram...”
É da boca de um soldado pagão se ouve a palavra que faz brilhar uma pequena luz na escuridão que fazia em plena tarde. “Ele era mesmo Filho de Deus!” O que aquele soldado viu que os outros não viram? Viu aquilo Simeão reconhecera trinta anos antes: que Deus se revela na pequenez e na fidelidade daqueles que morrem defendendo a vida. Naquele homem descartado e pregado na cruz, mas absolutamente fiel no seu amor pelos últimos e senhor de si mesmo, o soldado viu a exaltação da humanidade de Deus, diante da qual todo corpo se inclina e todo poder despótico treme.
Jesus de Nazaré, justiceiro dos pobres e herdeiro do pequeno e humilde pastor Davi. Abre nossos ouvidos para que prestemos atenção como discípulos e dá-nos palavras adestradas para confortar as pessoas abatidas. Envia-nos teu Espírito, para que saibamos acolher-te como és e permaneçamos firmes aos pés da cruz. E agracia-nos com a alegria profunda que só experimentam aqueles que fazem contigo o caminho da descida que esvazia e despoja, o único que enriquece e liberta verdadeiramente. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
(Profecia de Isaías 50,4-7 * Salmo 21 (22) * Carta aos Filipenses 2,6-11 * Evangelho de São Mateus 21,1-11; 27,11-54)

Nenhum comentário: