sexta-feira, 5 de maio de 2017

O Evangelho dominical - 07.05.2017

NOVA RELAÇÃO COM JESUS

Nas comunidades cristãs necessitamos viver uma experiência nova de Jesus reavivando a nossa relação com Ele. Colocá-Lo decididamente no centro da nossa vida. Passar de um Jesus confessado de forma rotineira para um Jesus recebido vitalmente. O evangelho de João faz algumas sugestões importantes ao falar da relação das ovelhas com o seu pastor.
O primeiro é «escutar a Sua voz» com toda a Sua frescura e originalidade. Não confundir sua voz com o respeito às tradições nem com a novidade das modas. Não nos deixarmos distrair nem aturdir por outras vozes estranhas que, mesmo que se escute no interior da Igreja, não comunicam a Sua Boa Nova.
É importante, também, sentir-nos chamados por Jesus «pelo nosso nome». Deixar-nos atrair por Ele. Descobrir pouco a pouco, e cada vez com mais alegria, que ninguém responde como Ele às nossas preguntas mais decisivas, aos nossos desejos mais profundos e às nossas necessidades últimas.
É decisivo «seguir» Jesus. A fé cristã não consiste em acreditar em coisas sobre Jesus, mas em acreditar Nele: em viver confiando na Sua pessoas; em inspirar-nos no Seu estilo de vida para orientar a nossa própria existência com lucidez e responsabilidade.
É vital caminhar tendo Jesus «diante de nós». Não fazer o percurso da nossa vida em solidão. Experimentar em algum momento, ainda que desajeitadamente, que é possível viver a vida desde a sua raiz: desde esse Deus que se nos oferece em Jesus, mais humano, mais amigo, mas próximo e salvador que todas as nossas teorias.
Esta relação viva com Jesus não nasce em nós de forma automática. Vai-se despertando no nosso interior de forma frágil e humilde. De início é quase só um desejo. Em geral cresce rodeada de dúvidas, interrogações e resistências. Mas, mesmo sem sabermos como, chega um momento em que o contato com Jesus começa a marcar decisivamente a nossa vida.
Estou convencido de que o futuro da fé entre nós está sendo decidida, em boa parte, na consciência de quem neste momento se sente cristão. Agora mesmo a fé está a reavivar-se ou está a extinguir-se nas nossas paróquias e comunidades, no coração dos sacerdotes e dos fiéis que as formamos.
A descrença começa a penetrar em nós desde o mesmo momento em que a nossa relação com Jesus perde força ou fica adormecida pela rotina, a indiferença e a despreocupação. Por isso, o papa Francisco reconheceu que «necessitamos criar espaços motivadores e de cura, [...] lugares onde possamos regenerar a fé em Jesus». Temos de escutar a Sua chamada.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: