terça-feira, 3 de abril de 2012

Martin Luther King


Amanhã, 4 de abril, o calendário recorda os 44 anos do martírio do pastor potestante norteamericano Martin Luther King Jr. Para celebrar sua memória, assim como não permitir que seu sonho caia no esquecimento, transcrevo seu famoso discurso I have a dream, e sugiro escutá-lo na própria voz deste profeta (em inglês: http://www.youtube.com/watch?v=IrP82mvJtSY).


Eu tenho um Sonho...
Eu tenho o sonho de que um dia os homens se ergam e percebam que são feitos para viver uns com os outros, como irmãos.
Hoje, ainda tenho um sonho de que, um dia, todos serão julgados com base no seu caráter e não na cor da sua pele, e de que todos os homens respeitarão a dignidade e o valor da personalidade humana.
Ainda sonho que um dia as indústrias paradas serão revitalizadas e os estômagos vazios serão saciados; que a fraternidade será mais que uma palavra no fim de uma oração: será o primeiro assunto em todas as agendas legislativas.
Sonho hoje que, um dia, em todas as nossas assembléias e estados serão eleitos Homens que praticarão a Justiça, possuirão a Piedade e serão humildes diante de Deus.
Sonho que um dia a guerra chegará ao fim; que os homens transformarão as espadas em arados e as lanças em machados, e as nações não se levantarão mais contra outras nações, nem se estudará mais a arte da guerra.
Hoje sonho ainda que um dia o cordeiro e o leão ficarão lado a lado, e todos os homens poderão sentar-se sob sua vinha e sob sua figueira, e ninguém sentirá medo.
Sonho que um dia todos os vales serão exaltados e todas as montanhas e colinas serão aplainadas, e a glória do Senhor será revelada, e toda a mortal humanidade a verá conjuntamente.
Ainda sonho que, com nossa fé, seremos capazes de derrotar o desespero e levar uma luz nova às câmaras escuras do pessimismo. Com essa Fé apressaremos a chegada do Dia em que haverá Paz na terra e boa vontade para com todos os Homens. Será um dia de glória. As estrelas da manhã cantarão em coro, e os filhos de Deus gritarão de alegria. (Luther King)

Nenhum comentário: