quinta-feira, 17 de setembro de 2015

VIGÉSIMO-QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM (ANO B – 20.09.2015)

Que Palavra vocês andam escutando no caminho?

Sintonizados com a proposta da Igreja do Brasil, continuamos celebrando o mês da Bíblia. É com os pés neste chão que acolhemos e escutamos o Evangelho de hoje. Um pouco antes da cena evangélica que nos é oferecida à reflexão, alguns discípulos haviam visto Jesus totalmente transfigurado ouvido uma voz que lhes pedia que escutassem o que ele estava lhes dizendo. Por sua vez, a multidão acorria a Jesus, impressionada pela cura de um menino mudo. É neste contexto que Jesus, voltando para a Galiléia, não quer que ninguém saiba para onde vai, “porque estava ensinando seus discípulos”.
A difícil arte de formar seus discípulos e discípulas ocupa Jesus inteiramente. Eles haviam fracassado na tentativa de curar um menino mudo. Faltava-lhes a abertura e a confiança em Deus, cultivadas especialmente na oração. Os evangelhos testemunham que os discípulos só sabiam confiar em si mesmos e corriam atrás de ações poderosas e lugares de honra. Por mais que Jesus insistisse, os eles não conseguiam admitir e reconhecer um Messias marcado pela humana vulnerabilidade, que não buscasse acima de tudo o sucesso e que, inclusive, poderia padecer a morte.
Por isso, Jesus repete o ensinamento que ouvimos no domingo passado: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, quando estiver morto, depois de três dias ele ressuscitará.” Mas parece que o resultado não foi muito animador. “Os discípulos não compreendiam o que Jesus estava dizendo.” E o pior, “tinham medo de fazer perguntas”. É o medo de enfrentar a verdade, de descobrir as exigências do caminho que leva à vida plena. Ser como criança, partilhar a condição dos desprezados e marginalizados parece algo monstruoso e proovoca medo.
O mais impressionante é que, além de não compreender os repetidos anúncios da rejeição e da humilhação e de demonstrar medo de perguntar, os discípulos se envolvem com outras questões complicadas. Jesus está atento às conversas de estrada, e quando chegam em casa, em Cafarnaum, pergunta-lhes: “Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho?” Ninguém se atreve a dizer que discutiam sobre qual deles seria o maior. Ser o primeiro e o maior é a única questão que interessa àquele grupo de discípulos e discípulas que segue Jesus aos trancos e barrancos.
E é infelizmente isso que ainda hoje guia a maioria das nossas escolas e até seminários. Será que não é isso também o que muitos pais e mães sonham para seus filhos e filhas? E não é a busca de uma vida bem-sucedida, o sonho de ser um padre pop-star ou de ser agraciado com a mitra episcopal que anima muitos dos nossos vocacionados e religiosos? Para muita gente, a fé, o trabalho, o estudo, a disciplina e os relacionamentos valem enquanto contribuem para este objetivo. O próprio nome de Deus acaba sendo subordinado a este fim e se torna um ídolo ou um amuleto...
O apóstolo Tiago percebe que na sua comunidade existe “ciúme amargo e espírito de rivalidade”, uma pretensa sabedoria rasteira e animalesca. Ele sabe que isso nada tem a ver com a sabedoria cristã, que é pacífica, humilde, misericordiosa, alheia a discriminações hipocrisias. Por isso, atento às competições que ferem a comunidade cristã nas suas entranhas, pergunta: “De onde surgem os conflitos e competições que existem entre vocês? Vocês cobiçam, e não possuem; então matam. Vocês têm inveja e não conseguem nada; então lutam e fazem guerra.” Todos sabemos muito bem o que é isso...
Não é essa a perspectiva proposta e trilhada por Jesus Cristo. É importante que levemos a sério as lições daquele que chamamos de mestre e senhor. No clima aconchegante da casa em Cafarnaum ou no ambiente sereno das nossas igrejas, Jesus desmascara nossas aspirações de poder, coloca um fim às nossas discussões sobre quem é o maior. Insistindo que o seu caminho passa pela rejeição e recorrendo ao símbolo das crianças, Jesus aponta claramente para outra direção.  “Se alguém quer ser o primeiro, deverá ser o último, e ser aquele que serve a todos.” Mas, para quem só tem olhos para a celebridade e para o sucesso, isso parece absolutamente chocante...
Jesus de Nazaré, filho do homem, tu compartilhas conosco a origem e o destino. Devemos dizer com sinceridade que tua Palavra e tuas opções também desconcertam a nós, envolvidos que estamos em disputas fratricidas e desjos inconfessáveis. Mas aqui estamos de novo, diante de ti, porque tua Palavra é a única que merece credibilidade, e a vida gratuita e solidariamente doada é a única que vale a pena. Não leves em conta as conversas desajuizadas e pouco evangélicas que vicejam nos galpoões e CTG’s, e até em alguns grupos eclesiais, e juda-nos a entender a lição da criança! Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
(Livro da Sabedoria 2,12-20* Salmo 53 (54) * Carta de S. Tiago 3,16-4,3 * Evangelho de São Marcos 9,30-37)

Nenhum comentário: