sexta-feira, 11 de março de 2016

O evangelho dominical

REVOLUÇÃO IGNORADA

Apresentam a Jesus uma mulher surpreendida em adultério. Todos conhecem o seu destino: será lapidada até à morte segundo o estabelecido pela lei. Ninguém fala do adúltero. Como ocorre sempre numa sociedade machista, condena-se a mulher e desculpa-se o homem. O desafio a Jesus é frontal: «A lei de Moisés manda-nos apedrejar as adúlteras. Tu que dizes?».
Jesus não suporta aquela hipocrisia social alimentada pela prepotência dos homens. Aquela sentença à morte não vem de Deus. Com simplicidade e audácia admiráveis, introduz ao mesmo tempo verdade, justiça e compaixão no julgamento à adúltera: «o que esteja sem pecado, que atire a primeira pedra».
Os acusadores retiram-se envergonhados. Eles sabem que são os maiores responsáveis dos adultérios que se cometem naquela sociedade. Então Jesus dirige-se à mulher que acaba de escapar da execução e, com ternura e grande respeito, diz-lhe: «Tampouco Eu te condeno». Logo, anima-a para que o Seu perdão se converta em ponto de partida de uma vida nova: «Anda, e daqui em diante não peques mais».
Assim é Jesus. Por fim existiu sobre a terra alguém que não se deixou condicionar por nenhuma lei nem poder opressivo. Alguém livre e magnânimo que nunca odiou nem condenou, nunca devolveu mal por mal. Na Sua defesa e no Seu perdão, a esta adúltera há mais verdade e justiça que nas nossas reivindicações e condenações ressentidas.
Os cristãos, não fomos capazes todavia de extrair todas as consequências, que encerra a atuação libertadora de Jesus face à opressão da mulher. A partir de uma Igreja dirigida e inspirada majoritariamente por homens, não conseguimos tomar consciência de todas as injustiças que continua a padecer a mulher em todos os âmbitos da vida. Algum teólogo falava há uns anos «da revolução ignorada» pelo cristianismo.
O certo é que, vinte séculos depois, nos países de raízes supostamente cristãs, continuamos a viver numa sociedade onde com frequência a mulher não pode mover-se livremente sem temer o homem. A violação, o mau trato e humilhação não são imaginárias. Pelo contrário, constituem uma das violências mais arraigadas e que mais sofrimento gera.
O sofrimento da mulher não deveria ter um eco mais vivo e concreto nas nossas celebrações, e um lugar mais importante no nosso trabalho de consciencialização social? Mas, sobretudo, não devemos estar mais próximos de todas as mulheres oprimidas para denunciar abusos, proporcionar defesa inteligente e proteção eficaz?

José Antonio Pagola
http://www.gruposdejesus.com/5-de-quaresma-c-joao-81-11/

Nenhum comentário: