domingo, 24 de setembro de 2017

Paixão & Missão

Um medalhista de ouro na maratona sacramental!

O Pe. Vanderlei Souza da Silva msf permaneceu menos de dois anos na missão em Moçambique. Mas sua breve passagem por Mecubúri (diocese de Nampula, em Moçambique) deixou, como anteriormente em outros lugares, sua marca registrada: a dedicação ao atletismo, especialmente à maratona. Além de participar de maratonas nacionais e internacionais, por onde passou ele implantou pistas de atletismo, organizou e treinou crianças e adolescentes interessados no atletismo e programou corridas.
Ao encontro do povo: viagens de 3 a 4 horas para "ir onde o povo está"...
O Pe. Pedro Léo Eckert msf, cuja característica mais marcante não é o atletismo, chegou em Mecubúri no início de 2011. Desde então, como os coirmãos que estiveram lá antes dele ou chegaram depois, faz mais do que pode em favor de um povo sofrido e crente que, por longos anos, não pode contar com a presença e o serviço pastoral de nenhum padre. De fato, a missão assumida pelos Missionários da Sagrada Família na região de Nampula abrange 2 paroquias e uma área pastoral, num total de aproximadamente 300 comunidades.
Mas é o Pe. Pedro Léo o protagonista de uma espécie de “maratona sacramental” ocorrida no dia 10 de setembro de 2011, na Zona Pastoral de Milhana: a realização de 588 batizados, vários casamentos e centenas de primeiras eucaristias numa única celebração! Não julguemos isso de forma apressada e superficial, como se fosse sinal de superficialidade espiritual ou pouco zelo pela liturgia. Imaginemos a situação de um povo longe de tudo e esquecido por todos, que há mais de uma década contou com uma escassa e quase nula presença de padres...
Eis o registro feito pelo próprio Pe. Pedro: “Iniciamos a missa às 10:00 h da manhã, e o “amém” final foi dado às 8:00 da noite. Iniciamos com a luz do sol rachando nos cajueiros, e terminamos com a lua-cheia por testemunho. Foi uma experiência muito diferente e, para mim, muito rica de significados, sinal da vitalidade da fé.” Feliz o missionário que, incansável na tarefa de saciar a sede do povo – todas as sedes! – não perde a capacidade de reconhecer e se admirar com a fé que ele manifesta de modo tão simples como é a perseverança numa fé rudimentar e a valorização dos sacramentos que gritam insistentemente sua pertença à Igreja!
É claro que, especialmente depois do Concilio Vaticano II, a missão não consiste unicamente e nem principalmente na celebração dos sacramentos. No caminho aberto pela missão de Jesus, a missão dos seus discípulos consiste hoje fundamentalmente em ajudar as pessoas a reencontrar a dignidade que perderam ou foi-lhes negada, a descobrir sua pertença a uma humanidade única e indivisa, à família do Pai, da qual um dos sacramentos é a Igreja. Como negar ou dificultar a um povo secularmente excluído os sinais da misericórdia de Deus e da pertença ao seu povo amado?
Fé, musica e cultura, desde muito cedo...
Nossos admiráveis missionários em Moçambique desenvolvem suas diversas atividades pastorais orientados pelo objetivo de ajudar no amadurecimento e fortalecimento da Igreja local. E isso significa, entre outras coisas, criar espaços e oferecer meios para que os leigos e leigas levem adiante e com qualidade seu ministério pastoral. É a eles que a Igreja deve a manutenção da vida eclesial e da fé em Jesus Cristo, especialmente nos duros anos da luta pela independência e da fratricida guerra civil que se seguiu à independência.
No momento em que nos é dado celebrar os 10 anos dessa presença missionaria, louvamos a Deus pelos diversos coirmãos que nela marcaram presença (Pe. Neiri Segala, Pe. Firmino Santana, Pe. Valdecir Rossa, Ir. Edilson Frey, Pe. Elmar Sauer e Pe. Vanderlei Souza da Silva) e daqueles que a levam adiante hoje (Pe. Pedro Léo Eckert e Pe. Celso Both). Mas é preciso sublinhar a importância da Edina Lima (há 4 anos) e do Raphael Alves (chegado recentemente), leigos que vivem e reavivam com alegria o dom missionário que receberam e, com este testemunho, interpelam àqueles que nos consagramos a Deus numa congregação missionaria.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: