quinta-feira, 6 de março de 2014

Partilha missionaria

Vozes que vêm das fronteiras da missão      
Queridas irmãs e irmãos!
O mês de fevereiro se anunciou e já chegou ao fim, mas deixou marcas profundas de tantas ações em favor da vida, uma espécie de gotas d’água que caíram sobre as realidades por onde passamos. Como a Pastoral da Criança, que  realizou a sua segunda Celebração da Vida na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, graças  às primeiras e corajosas líderes que já  estão em plena atividade.
As reuniões de articulação pela Campanha da Fraternidade 2014 e a Rede um Grito pela Vida tem se intensificado. O tema da quaresma deste ano nos causa impacto frente às tramas do crime organizado e à fragilidades das políticas públicas em defesa das vítimas deste horrendo crime, que, segundo nosso querido Papa Francisco, deveri nos envergonhar como sociedade civilizada.
Retomamos a presença nos encontros das comunidades ribeirinhas, com o fortalecimento dos grupos que ainda estão em demanda com o Exército Nacional na  regularização da terra, que é direitos de todos. Houve também o repasse do 13º  Encontro Intereclesial das CEBs  nos setores e na Arquidiocese
A Paróquia já está em marcha, com seu calendário missionário, sonhos e projetos alimentados há anos. Os jovenns têm se comprometido com a animação com um novo ardor. “Passo a passo, pouco a pouco e  o caminho se faz.” Recebemos  neste mês dois seminaristas, que, a  partir de fevereiro, virão nos finais de semana fazer parte da Paróquia, na convivência das comunidades, por dois anos. É mais uma nova experiência, e também um desafio, tendo em vista que, para acontecer a itinerância externa é preciso primeiro fazê-la internamente.
A Ir. Joaninha vive intensamente seus últimos dias na Paróquia. Ela está se preparando para Missão Itinerante, tão sonhada e desejada. O povo lamenta, mas  entende que somos itinerantes e Emilie, nossa Fundadora, nos envia a ir “onde a voz dos pobres nos chamar”. O Documento final do Capítulo Geral nos confirma e desafia ao convidar-nos ao “Discipulado em caminho itinerantes e interculturais..., a constituir-nos em comunidades alternativas, a partir das periferias geográficas, sociais, humanas...” Isso ressoa como um convite incessante a nos mover, a transitar por outras fronteiras.
Concluímos este mês de fevereiro com a Assembleia  Paroquial, momento forte em que a Paróquia reúne suas comunidades e lideranças para um tempo de retiro,  formação e avaliação das prioridades assumidas no biênio. Nota-se um grande  crescimento das lideranças. A presença das “Imãs Azuis” se faz notar e ressaltar nesse espaço de missão, pela sua valorosa contribuição nas mais diversas questões.

A todas/os  nosso abraço e desejo de uma quaresma  plena de graça e de convites à sensibilização, ao profetismo frente ao grande desafio do tráfico de pessoas humanas. ”É para a liberdade que Cristo nos Libertou”
Esperamos com carinho nossa querida Ir. Ercilia, que fará parte de nossa Comunidade. Seja Bem Vinda! Com carinho suas Irmãs da Comunidade Maria Mãe dos Pobres.
Manaus, 4 de Março de 2014
Irmãs Joaninha, Rosangela Silvia e Teresinha

(Congregação da Imaculada Conceição de Castres)

Nenhum comentário: