quarta-feira, 25 de outubro de 2017

ANO A – TRIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM – 29.10.2017

O amor a Deus e ao próximo são duas faces da mesma moeda.
Quem não gosta de celebrações criativas, vibrantes e envolventes? E quem não se encanta com a aventura de mergulhar cada vez mais profundamente no antigo e sempre novo, fascinante e terrível Mistério de Deus? Quem não se sente chamado irresistivelmente a amá-lo como é amado? Mas essa experiência sedutora de um Deus que nos ultrapassa infinitamente e nos ama incondicionalmente não pode fazer-nos indiferentes à sorte dos nossos irmãos e irmãs, às duas dores, preocupações e esperanças. Jesus unifica o amor a Deus e o amor ao próximo, como dois trilhos do mesmo trem.
No Evangelho de hoje, Mateus nos relata o esforço quase desesperado dos fariseus para fazer Jesus tropeçar em algum ponto da correta doutrina religiosa e moral do judaísmo. Eles já o haviam provocado com a questão dos impostos devidos ao império romano. Tinham notícia também de como Jesus havia enfrentado a armadilha preparada pelos saduceus, em torno da questão da ressurreição dos mortos. E agora voltam com uma questão de doutrina religiosa e de espiritualidade: qual é a hierarquia dos mandamentos, qual deles é o mais importante?
É claro que os fariseus não querem aprofundar so conhecimento sobre Deus e seu Reino. O que eles procuram insistentemente é um motivo para rejeitar globalmente o ensino de Jesus e tirá-lo de circulação. E quando perguntam qual é o maior mandamento da lei, querem dar a entender que os mandamentos são muitos, e a definição do mais importante é uma operação teológica complicada e arriscada. Os mandamentos seriam vários e não teriam um eixo que os move e em torno do qual giram.
Jesus não se intimida, e responde à pergunta provocadora com serenidade e clareza. “Ame o Senhor seu Deus com todo teu coração, com toda tua alma e com todo tua inteligência. Este é o primeiro e grande mandamento.” Dando essa resposta, parece que Jesus se conforma à expectativa de todos seus interlocutores e opositores, e não deixa margem para qualquer crítica ou desconfiança. Entretanto, mais que uma resposta estratégica, a resposta de Jesus é uma afirmação que vai ao centro da questão religiosa.
Em primeiro lugar, parece que Jesus dá a entender que se trata de amar a Deus, mas não de amar de qualquer maneira. Jesus não propõe um amor sentimental ou voluntarista. Ele sublinha um amor lúcido, racionalmente orientado (com toda tua mente); um amor encarnado na vida e nos gestos cotidianos (com toda tua alma); e um amor decidido, sensível e humano (com todo teu coração). Este amor está a quilômetros de distância de um mero sentimento que se desfaz em lágrimas diante das catástrofes mas mergulha na indiferença diante da opressão e dos golpes feitos em nome da moralidade.
O que Jesus nos propõe com este mandamento ‘primeiro e central’ é uma vida integralmente centrada em Deus e na sua vontade. E isso é muito mais que amar a Deus como um entre os muitos objetos ou sujeitos que podem realizar nossos desejos. Amar desse modo significa ter Deus e o seu Reino como a referência absolutamente central das nossas opções, práticas e projetos. Deus não pode ser simplesmente mais uma pedra na construção, mas a arquitetura que a define e o alicerce que a sustenta.
Mas Jesus não se detém na resposta aprovada pela ortodoxia e esperada pelos líderes religiosos. Ele surpreende a todos dizendo que há um segundo mandamento, com o mesmo valor e inseparável do mandamento primeiro e central: “Ame o seu próximo como a si mesmo.” Esse mandamento era conhecido pelos fariseus e doutores da lei, mas eles – como muitos de nós – jamais o colocariam no mesmo nível de importância do amor a Deus. Isso soaria como uma heresia horizontalista.
Para não deixar dúvidas, Jesus afirma de forma lapidar que todas as escrituras se resumem e realizam nesses dois princípios. A vontade de Deus, aquela vontade que em cada oração do Pai-Nosso pedimos que seja realizada, se concretiza num amor terno, lúcido e firme dirigido ao mesmo tempo a Deus e aos nossos semelhantes, especialmente àqueles que se encontram socialmente e humanamente mais fragilizados. E é daqui que parte também toda profecia, missão hoje tão urgente quanto complexa.
Deus pai e mãe, amor que envia e sustenta missionários que dedicam a própria vida para recordar que o amor a ti e ao próximo vão sempre de mãos dadas: te agradecemos porque suscitas pessoas que, sustentadas por teu amor, dão o melhor de si mesmas para que as juventudes tenham seu lugar reconhecido e os mais pobres possam viver dignamente. Que teu santo Espírito ajude a Igreja a recriar e anunciar teu Evangelho como boa notícia que aproxima todos os seres humanos. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
 (Livro do Êxodo, 22,20-26 * Salmo 17 (18) * 1ª. Carta aos Tessalonicenses 1,5-10 * Evangelho de S. Mateus 22,34-40)

Nenhum comentário: