quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O Evangelho dominical - 10.02.2019

A FORÇA DO EVANGELHO

O episódio de uma pesca surpreendente e inesperada no lago da Galileia foi relatado pelo evangelista Lucas para encorajar a Igreja quando sente que todos os seus esforços para comunicar sua mensagem falham. O que nos é dito é muito claro: devemos colocar nossa esperança na força e atratividade do Evangelho.
A história começa com uma cena insólita. Jesus está em pé na margem do lago, e as pessoas vão se aglomerando à volta Dele para ouvir a Palavra de Deus. Não vem movidas pela curiosidade. Não se aproximam para ver prodígios. Eles só querem ouvir de Jesus a Palavra de Deus.
Não é sábado. Eles não estão reunidos na sinagoga próxima de Cafarnaum para ouvir os textos que são lidos às pessoas durante todo o ano. Eles não subiram a Jerusalém para ouvir os sacerdotes do Templo. O que os atrai é o Evangelho do Profeta Jesus, rejeitado pelos vizinhos de Nazaré.
A cena da pesca também é insólita. Quando à noite, na hora mais favorável para pescar, Pedro e seus companheiros trabalham por sua conta, não obtêm resultados. Quando, de dia, eles lançam suas redes confiando apenas na palavra de Jesus que guia seu trabalho, produz-se uma pesca abundante, contra todas as suas expectativas.
Na análise dos dados que mostram cada vez mais evidente a crise do cristianismo entre nós, há um fato inegável: a Igreja está a perder progressivamente o poder de atração e de credibilidade que tinha apenas alguns anos atrás. Não nos devemos enganar.
Nós, cristãos, temos verificado que a nossa capacidade de transmitir a fé às novas gerações está diminuindo. Não tem havido falta de esforços e iniciativas. Mas, aparentemente, não se trata apenas nem primordialmente de inventar novas estratégias.
Chegou o momento de lembrar que no Evangelho de Jesus há uma força de atração que não há em nós. Esta é a questão mais decisiva: continuamos a fazer as coisas a partir de uma Igreja que está perdendo a atratividade e a credibilidade, ou colocamos todas as nossas energias na recuperação do Evangelho como a única força capaz de gerar fé nos homens de hoje?
Não deveríamos colocar o Evangelho no primeiro plano de tudo? O mais importante nestes momentos críticos não são as doutrinas elaboradas ao longo dos séculos, mas a vida e a pessoa de Jesus. O decisivo não é que as pessoas venham participar das nossas coisas, mas que possam entrar em contato com Ele. A fé cristã só se desperta quando as pessoas encontram testemunhas que irradiam o fogo de Jesus.
José Antônio Pagola
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: