quinta-feira, 9 de maio de 2019

O Evangelho dominical - 12.05.2019


ESCUTAR E SEGUIR JESUS

Era inverno, Jesus caminhava pelo pórtico de Salomão, uma das galerias ao ar livre, que rodeava a grande esplanada do Templo. Este pórtico, em particular, era um lugar frequentado por pessoas pois, aparentemente, estava protegido contra o vento por uma muralha.
Logo, um grupo de judeus se aproxima de Jesus. O diálogo é tenso. Os judeus perseguem-no com as suas perguntas. Jesus critica-os porque eles não aceitam sua mensagem nem a Sua ação. Diz a eles: «Vós não acreditais porque não sois das minhas ovelhas». O que significa essa metáfora?
Jesus é muito claro: «As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e Eu conheço-as; elas seguem-Me e eu dou-lhes a vida eterna». Jesus não força ninguém. Ele apenas chama. A decisão de O seguir depende de cada um de nós. Somente ouvindo e seguindo a ele estabelecemos com Jesus essa relação que leva à vida eterna.
Nada é tão decisivo para ser cristão como tomar a decisão de viver como seguidor ou seguidora de Jesus. O grande risco dos cristãos foi sempre o de pretender ser, sem seguir a Jesus. De fato, muitos dos que se foram se afastando das nossas comunidades são pessoas que ninguém ajudou a tomar a decisão de viver seguindo os Seus passos.
No entanto, essa é a primeira decisão de um cristão. A decisão que muda tudo, porque é começar a viver de uma nova forma a adesão a Cristo e pertencer à Igreja: encontrar, finalmente, o caminho, a verdade, o sentido e a razão da fé cristã.
E o primeiro passo para tomar essa decisão é escutar o Seu chamado. Ninguém se põe a caminho nos passos de Jesus seguindo apenas a sua própria intuição ou o seu desejo de viver um ideal. Começamos a segui-lo quando nos sentimos atraídos e chamados por Cristo. Por isso, a fé não consiste primordialmente em acreditar em algo sobre Jesus, mas em acreditar Nele.
Quando falta o seguir a Jesus, cuidado e reafirmado uma e outra vez no seu próprio coração e na comunidade crente, a nossa fé corre o risco de ficar reduzida a uma aceitação de crenças, uma prática de obrigações religiosas e uma obediência à disciplina da Igreja.
É fácil, então, acomodarmo-nos na prática religiosa, sem nos deixarmos questionar pelas chamadas que Jesus nos faz desde o Evangelho que escutamos cada domingo. Jesus está dentro dessa religião, mas não nos arrasta para trás dos Seus passos. Sem nos darmos conta, habituamo-nos a viver de forma rotineira e repetitiva. Falta-nos a criatividade, a renovação e a alegria daqueles que vivem esforçando-se por seguir Jesus.
José Antônio Pagola.
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez.

Nenhum comentário: