quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O Evangelho dominical (Pagola) - 27.10.2019


QUEM SOU EU PARA JULGAR?

A parábola do fariseu e do publicano geralmente desperta em muitos cristãos uma grande rejeição do fariseu, que se apresenta diante de Deus arrogante e seguro de si mesmo, e uma simpatia espontânea para com o publicano, que humildemente reconhece seu pecado. Mas o relato pode despertar em nós este sentimento: «Agradeço-Te, meu Deus, porque não sou como este fariseu».
Para ouvir corretamente a mensagem da parábola, temos ter em mente que Jesus não pretende criticar os setores fariseus, mas sacudir a consciência de «alguns que presumiam ser homens de bem e desprezavam os outros». Entre estes encontramo-nos, certamente, não poucos católicos dos nossos dias.
A oração do fariseu revela a sua atitude interior: «Oh Deus! Te dou graças porque não sou como os outros». Que tipo de oração é esta de acreditar que é melhor que os outros? Mesmo um fariseu, fiel cumpridor da lei, pode viver numa atitude pervertida. Este homem sente-se justo diante de Deus e, precisamente por isso, se converte em juiz que despreza e condena aos que não são como ele.
O publicano, pelo contrário, só consegue dizer: «Oh Deus! Tem compaixão deste pecador». Este homem reconhece humildemente o seu pecado. Não se pode vangloriar da sua vida. Entrega-se à compaixão de Deus. Não se compara com ninguém. Não julga os outros. Vive verdadeiramente ante si mesmo e ante Deus.
A parábola é uma penetrante crítica que desmascara uma atitude religiosa de engano, que nos permite viver seguros da nossa inocência, enquanto condenamos desde a nossa suposta superioridade moral a todos os que não pensam ou agem como nós.
Circunstâncias históricas e correntes triunfalistas afastadas do evangelho fizeram os católicos especialmente propensos a esta tentação. Por isso, temos de ler a parábola, cada um em atitude autocrítica: por que achamos que somos melhores que os agnósticos? Por que nos sentimos mais perto de Deus do que os não praticantes? O que está no fundo de certas orações pela conversão dos pecadores? O que significa apontar os pecados dos outros sem viver convertendo-nos a Deus?
Em certa ocasião, ante a pergunta de um jornalista, o Papa Francisco fez esta afirmação: “Quem sou eu para julgar um gay?” As suas palavras surpreenderam a quase todos. Aparentemente, ninguém esperava uma resposta tão simples e evangélica de um papa católico. No entanto, essa é a atitude de quem vive em verdade ante Deus.
José Antônio Pagola.
Tradutor: Antônio Manuel Álvarez Perez.

Nenhum comentário: