terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Erradicar a fome no mundo: um imperativo ético


10 coisas que você precisa saber sobre a fome em 2013


As Nações Unidas publicaram, nesta quarta-feira, uma lista sobre as 10 coisas que todos devem saber a respeito da fome neste novo ano. Confira os tópicos compilados pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA)

1. O mundo tem cerca de 870 milhões de pessoas que não têm o necessário para comer para levar uma vida saúdável. Isto significa que um em cada oito habitantes do globo vai para a cama, todos os dias, passando fome.

2. O número de pessoas vivendo com fome crônica baixou para 130 milhões nas últimas duas décadas. Nos países em desenvolvimento, a prevalência da má nutrição caiu de 23,2% para 14,9% no período de 1990-2010.

3. A maior parte do progresso contra a fome foi alcançado antes de 2007/2008, quando ocorreu a crise econômica global. Desde então, os avanços na redução do problema foram desacelerados e estagnados.

4. A fome ocupa o primeiro lugar na lista dos 10 maiores riscos de saúde. Ela mata mais pessoas todos os anos que doenças como AIDS, malária e tuberculose combinadas.

5. A má nutrição colabora com um terço da morte de crianças com menos de cinco anos nos países em desenvolvimento.

6. Os primeiros mil dias da vida de uma criança, da gravidez aos dois anos de idade, são fundamentais para o combate à má nutrição. Uma
dieta apropriada, nesta época da vida, protege os menores de nanismos físico e mental, que podem resultar da má nutrição.

7. Os nutrientes e vitaminas que uma criança necessita diariamente para crescer com saúde custam apenas 0,25 U$D.

8. Se mulheres, nas áreas rurais, tiverem o mesmo acesso à terra, à tecnologia, à educação, ao mercado e aos serviços financeiros que os homens têm, o número de pessoas com fome poderia diminuir entre 100 e 150 milhões.

9. Até 2050, as mudanças climáticas e os padrões irregulares da temperatura poderão arrastar mais 24 milhões de pessoas para uma situação de fome. Quase metade destas crianças estarão vivendo na África Subsaariana.

10.
A fome é o maior problema solucionável do mundo. 

Nenhum comentário: