segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fatos & Personagens: Santa Inês


Santa Inês

Na segunda metade do terceiro século, no dia 21 de janeiro de um ano por nós ignorado, foi martirizada em Roma, com apenas 13 anos de idade, a adolescente Inês. A sua grande coragem, oriunda de uma fé apaixonada e indestrutível, apesar da sua fragilidade física, fez dela uma das mártires mais famosas do cristianismo.

A narração da sua paixão (que chegou a nós em versão grega, latina e siríaca do século V) já era conhecida por todos os grandes mestres do cristianismo. Ambrósio, Agostinho, Damaso, Jerônimo, Máximo de Torino, Gregório Magno, Beda, Prudêncio e, mais tarde, os poetas do período carolíngeo, nos oferecem descrições tocantes da jovem Inês. São todos relatos baseados em tradições de antiquíssima memória.

A iconografia que retrata Inês também conheceu um enorme desenvolvimento. Nas imagens, especialmente nas pinturas medievais, Inês aparece ao lado de um cordeiro, recordando seu nome (Agnese/agnus = cordeiro) e o sonho que seus pais tiveram, oito dias depois da sua morte, no qual a viram desfilando ao lado de um cordeiro sem mancha, junto com outros mártires.

No lugar onde ela foi sepultada, Constantina, filha do imperador Constantino, edificou uma basílica que, depois de muitas mudanças, foi reconstruída em estilo bizantino e que ainda hoje é uma das principais igrejas de Roma. Seu nome também é citado no Cânone Romano, a principal oração eucarística da Igreja latina.

(Comunità di Bose, Il libro dei testimoni, Paulus, Milano, 2002, p. 67)

Nenhum comentário: