sábado, 10 de maio de 2014

Assembléia da CNBB

Querido amigo,
Querida amiga!

Participei da 52ª assembléia Geral da CNBB. Forma aprovados dois documentos que vinham sendo estudados. Que bom que só agora foram aprovados. Saíram enriquecidos, e como, pela Exortação Apostólica Evangelli Gaudium e outros valiosos ensinamentos do querido Papa Francisco. Excelentes citações do papa permeiam os dois textos.
Os textos aprovados são: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Uma conversão pastoral da paróquia”; “A Igreja e a questão agrária brasileira no início do século XXI”. Ambos muito oportunos.
Também os leigos apresentaram um documento considerado prioritário; "Os cristãos leigos na Igreja e na sociedade". Recebeu muitas emendas e sugestões. Foi aprovado como tema de estudos. Deverá amadurecer para ser aprovado na próxima assembléia.
Profética foi a sessão privativa sobre a Igreja na Amazônia. Foi coordenada pelo Cardeal Cláudio Hummes, presidente da comissão e pelo Dom Erwin, presidente do CIMI. Considero-os embaixadores e fiéis interpretes das propostas corajosas e concretas cobradas pelo papa.
Na fila do povo falei sobre a Igreja indígena de São Gabriel da Cachoeira. Vários bispos, velhos amigos, comentaram comigo que foi uma sessão histórica. "Foi preciso esperar trinta anos, disse-me um deles, para que muitos bispos pudessem expressar-se com liberdade sem o perigo de serem logo denunciados ao papa e à cúria romana".
Mas, como foi uma sessão privativa, deixo você à espera de futuros desdobramentos, que certamente virão. Alguns solicitaram que as propostas apresentadas constituam o cerne da pauta da assembléia do próximo ano. Vou adiantado alguma coisa. O Cardeal Hummes, a pedido do papa, visitará São Gabriel da Cachoeira. Permanecerá conosco durante uma semana de estudos sobre evangelização inculturada. Vai nos ajudar no discernimento sobre ministérios às lideranças indígenas.
"Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar à próprias seguranças" (E G 49).
Unido na oração e na alegria de amar e servir, abraço você com afeto de irmão menor no Amor de Jesus, o Bom Pastor Ressuscitado.

+ edson damian
Bispo de S. Gabriel da Cachoeira - AM

Nenhum comentário: