domingo, 11 de maio de 2014

Um bispo intercede por um crismando preso

Filho agradecido e pastor enternecido
(testemunho de Dom Edson Damian, no dia das mães)

Hoje, como não podia deixar de ser, vezes sem conta lembrei de vocês e de nossa querida mãe. Lembrei principalmente dos momentos de angústia e expectativa que vocês viveram durante a complicada cirurgia e a lenta recuperação da mãe:  29 dias de hospital. Quem está mais perto sofre mais. O reconhecimento da mãe por tudo o que vocês fizeram, ela expressou no momento de minha  despedida, no portão da nossa casa. apontando para a Isabel e a Dina, me fez esta recomendação: "Cuide bem destes dois anjos". Além deste dois, ela teve muitos outros anjos ao redor dela...
Ontem e hoje, nas missas celebradas pelas mães, lembrei um poeminha que, na minha memória teria sido recitado na escola pelo mano João. Mas, na conversa telefônica desta manhã, disse-me que não lembrava. Talvez tenha sido declamado pelo Adalberto. É muito singelo, mas  diz uma verdade muito profunda. Por isso, quero dedicá-lo a vocês, queridas mães de nossa família e mãe amigas: "Eu vi minha mãe rezando / aos pés da Virgem Maria. / Era uma santa escutando / o que a outra santa dizia".
Há pouco confirmei que Deus escuta a oração de nossas mães. Na primeira missa de hoje, conferi o Sacramento da Crisma a vários jovens. Na entrega das lembranças, percebi que havia faltado um deles chamado Gilson. A catequista me informou que ele tinha sido preso na sexta-feira de madrugada. Ela estava triste porque este jovem tinha acompanhado com vivacidade e interesse os encontros preparatórios durante dois anos e meio. A mãe dele tinha ido à delegacia, mãe não liberaram o filho para que pudesse ser crismado.
Após o almoço fui à delegacia e consegui retirar o Gilson e também seu irmão, que tinha sido preso com ele. Motivo: bebedeira e briga na rua, às 02h da madrugada. É a fragilidade de muitos parentes indígenas daqui. Mas percebi que era o momento  de ajudar estes irmãos e alegrar a pobre mãe justamente no seu dia.
E foi o que aconteceu. Por volta das 13h00 levei dos dois à casa materna. A mãe é viúva e moram com ela mais duas filhas, uma delas casada. Já tinham almoçado, mas a mãe tinha guardado almoço para os dois filhos pródigos que chegaram famintos. Rezamos juntos, dei bons conselhos: "Se vocês forem levados outra vez à cadeia, não pensem que o bispo irá tirá-los...” Para completar a alegria de todos, o Gilson será crismado, às 19h30, com a turma da catedral. Pedi que toda a família o acompanhasse.
No Domingo do Bom Pastor Ressuscitado, não tinha outra alternativa a não se esta: buscar o jovem que tinha se perdido. Depois, eram dois. Oxalá perseverem no caminho de Jesus com a força dos dons do Espírito Santo.
Assim vou tentando praticar o que nos ensina o querido papa Francisco: "Fazer as pequenas coisas de todos o dias com um coração grande (macrocórdia) e aberto a Deus e aos irmãos...dentro de grandes horizontes".
Abraço e beijo vocês com afeto de irmão menor no Amor de Jesus, nosso Bom Pastor Ressuscitado.
+ edson damian

bispo de São Gabriel da Cachoeira, AM

Nenhum comentário: