sábado, 15 de outubro de 2016

V Assembleia do Povo de Deus de Belo Horizonte

Igreja missionária, servidora da Palavra

Parcial do Plenario
“Deus mostrou seu rosto amoroso na história do mundo e por ele se comoveu, envolvendo-se com ele (cf. Ex 3,7). Mostrou-se, de maneira definitiva, em seu Filho Jesus, a Palavra que se irmanou a nós, em nossa carne, revelando-nos a vida de comunhão à qual todos/as somos chamados/as a viver...”
É com estas palavras que se inicia o Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte, aprovado na tarde de hoje pela V Assembleia do Povo de Deus, momento culminante de um processo amplo e participativo que se estendeu por mais de seis meses. Hoje, 15 de outubro, das 8:00 às 17:00 h, aproximadamente mil delegados/as, distribuídos em 22 grupos, debateram e aprovaram 30 propostas de evangelização, distribuídas em 10 diferentes áreas vitais.
As 10 áreas ou temas-articuladores são os seguintes: rede de comunidades; opção preferencial pelos pobres; Igreja da acolhida, fé, política e cidadania; família; protagonismo dos leigos e leigas; opção preferencial pelas juventudes; formação integral e permanente; catequese; comunicação e cultura. Em cada uma destas áreas ou temas, aprovamos uma proposta na dimensão da pessoa, uma proposta na dimensão da comunidade e uma proposta na dimensão da sociedade.
Parcial dos grupos de trabalho
Processos e momentos como esse são muito significativos, tanto do ponto de vista da formação da consciência eclesial como do ponto de vista do protagonismo dos leigos e leigas. As assembleias paroquiais, forâneas e regionais, assim como algumas assembleias setoriais (dos religiosos e religiosas, das juventudes) que antecederam a grande assembleia de hoje conferem às propostas votadas uma consistência e uma pertinência inquestionáveis.
Os grandes desafios que nos esperam são, na minha percepção, três: a) motivar e envolver de fato e em profundidade as paroquias, movimentos e agentes na assimilação criativa e na efetivação das propostas aprovadas; b) trazer as propostas para programas e atividades em âmbito forâneo e paroquial; c) elaborar um projeto de pastoral que estabeleça prioridades e articule iniciativas pertinentes em âmbito de Arquidiocese.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: