quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Curso de Missiologia (Passo Fundo - 8)

O Evangelho é a comunhão e a Comunidade!
As comunidades cristãs nascem como consequência graciosa e quase natural do encontro pessoal com Jesus Cristo e seu Evangelho. Para a primeira geração pós apostólica, o encontro com o Evangelho do Reino de Deus se dava no encontro com a comunidade dos discípulos missionários que se reuniam e atuavam no mundo como sal e fermento do Reino de Deus.
Essas comunidades de homens e mulheres que viviam relações paritárias e faziam memória viva de Jesus de Nazaré, que abriam suas portas aos grupos e pessoas excluídas do sistema judaico e da vida social no império romano, eram elas mesmas uma expressão da Boa Notícia do Reino de Deus. À pergunta se o Reino de Deus havia chegado de fato, essas comunidades podiam responder, parafraseando Jesus: “Venham e vejam”.
Num mundo rigidamente hierarquizado e violentamente excludente, as comunidades cristãs eram sementes de novidade e de vida, e brilhavam como uma cidade construída sobre a montanha. Quem nelas entrava, vivia uma alegria profunda e espiritual, traduzida como novo nascimento. Quem não era povo, passa a fazer parte; quem não tinha família, agora pertencia à família de Deus; quem era excluído da cidadania, agora era cidadão do Reino de Deus!
A comunidade de discípulos missionários é o primeiro e mais importante fruto do Espírito Santo, e possibilita o encontro vivo com Jesus crucificado e ressuscitado. É uma comunidade messiânica, porque nela todos recebem os dons do Espírito e assumem diferentes serviços e ministérios como pessoas adultas, capazes e criativas. Estes diferentes dons estão ordenados à construção de uma comunidade de homens e mulheres iguais, fiel à memória de Jesus de Nazaré, herdeira da sua missão.
A partir desse núcleo indentitário, as comunidades de discípulos missionários conhecerão diferentes formas e estruturas organizativas, de acordo com as circunstâncias históricas e culturais, oscilando entre a fidelidade radical ao modelo libertário de Jesus Cristo e a adaptação às características da sociedade e da cultura nas quais se inserirá. É possível perceber um crescente esquecimento da missão, esquecimento que cresce de mãos dadas com um rígido e perigoso enrijecimento institucional e com uma danosa hierarquização de papéis, funções e ministérios.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: