quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O Evangelho dominical - 26.08.2018


A PERGUNTA DECISIVA

O evangelho de João conservou a recordação de uma forte crise entre os seguidores de Jesus. Não temos dados. Apenas nos é dito lhes parece duro o Seu modo de falar. Provavelmente parecia-lhes excessiva a adesão que espera deles. Num determinado momento, “muitos discípulos retiraram-se e já não iam com Ele”.
Pela primeira vez Jesus percebe que as Suas palavras não têm a força desejada. No entanto não as retira, pelo contrário reafirma-as ainda mais: “As palavras que vos disse são espírito e vida, mas alguns de vós não acreditam”. Suas palavras parecem duras, mas transmitem vida, fazem viver, pois contêm Espírito de Deus.
Jesus não perde a paz. Não o inquieta o fracasso. Dirigindo-se aos Doze faz-lhes a pergunta decisiva: “Também vós quereis partir?” Não os quer reter pela força. Deixa-lhes a liberdade de decidir. Os Seus discípulos não hão de ser servos, mas amigos. Se querem, podem voltar a suas casas.
Uma vez mais, Pedro responde em nome de todos. A sua resposta é exemplar. Sincera, humilde, sensata, própria de um discípulo que conhece Jesus o suficiente como para não o abandonar. A sua atitude pode todavia hoje ajudar a quem com fé vacilante pondera prescindir de toda a fé.
“Senhor, a quem iríamos?” Não tem sentido abandonar Jesus de qualquer forma, sem encontrar um mestre melhor e mais convincente. Se não seguem Jesus, ficarão sem saber a quem seguir. Não devem precipitar-se. Não é bom ficar sem luz nem guia na vida.
Pedro é realista. É bom abandonar Jesus sem ter encontrado uma esperança mais convincente e atrativa? Bastará substitui-lo por um estilo de vida rebaixado, sem metas nem horizonte? É melhor viver sem perguntas, questões, nem busca de nenhum tipo?
Há algo que Pedro não esquece: “As Tuas palavras dão vida eterna” Sente que as palavras de Jesus não são palavras vazias nem enganosas. Junto Dele descobriram a vida de outra forma. A Sua mensagem abriu-lhes a vida eterna. Onde poderiam encontrar uma notícia melhor de Deus?
Pedro recorda, por último, a experiência fundamental. Ao conviver com Jesus descobriu que vem de Deus. De longe, à distância, desde a indiferença ou o desinteresse não se pode reconhecer o mistério que está em Jesus. Os Doze conviveram de perto. Por isso podem dizer: “Nós acreditamos e sabemos que tu és o Santo de Deus.” Seguirão junto a Jesus.
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: