quinta-feira, 9 de agosto de 2018

O Evangelho dominical - 12.08.2018


ATRAÍDOS PELO PAI PARA JESUS

Segundo o relato de João, Jesus repete de forma cada vez mais aberta que vem de Deus para oferecer a todos um alimento que dá vida eterna. As pessoas não podem continuar a escutar algo tão escandaloso sem reagir. Conhecem os seus pais. Como pode dizer que vem de Deus?
A ninguém nos pode surpreender esta reação. É razoável acreditar em Jesus Cristo? Como podemos acreditar que neste homem concreto, nascido pouco antes da morte de Herodes o Grande e conhecido pela sua atividade profética na Galileia dos anos trinta, encarnou o Mistério insondável de Deus?
Jesus não responde às suas objecções. Vai diretamente à raiz da sua incredulidade: «Não continuais a murmurar». É um erro resistir à novidade radical da sua pessoa obstinando-se em pensar que já sabem tudo acerca da sua verdadeira identidade. Jesus indicará o caminho que podem seguir.
Jesus pressupõe que ninguém pode acreditar se não se sente atraído pela sua pessoa. É certo. Talvez, desde a nossa cultura, hoje o entendamos melhor. Não nos resulta fácil acreditar em doutrinas ou ideologias. A fé e a confiança despertam em nós quando nos sentimos atraídos por alguém que nos faz bem e nos ajuda a viver.
Mas Jesus adverte-os de algo muito importante: «Ninguém pode aceitar-me se o Pai, que me enviou, não se lho concede». A atração em direção a Jesus é produzida por Deus mesmo. O Pai que o enviou ao mundo desperta os nosso coração para que nos aproximemos de Jesus com gozo e confiança, superando dúvidas e resistências.
Por isso temos de escutar a voz de Deus no nosso coração e deixar-nos conduzir por Ele para Jesus. Deixar-nos ensinar docilmente por esse Pai, Criador da vida e Amigo do ser humano: «Todo o que escuta o Pai e recebe o Seu ensinamento aceita-Me a mim».
Para aqueles judeus, a afirmação de Jesus parece revolucionaria. A tradição bíblica dizia que o ser humano escuta no seu coração a chamada de Deus para cumprir fielmente a Lei. O profeta Jeremias tinha proclamado assim a promessa de Deus: «Eu colocarei a minha Lei dentro de vós e a escreverei nos vossos corações».
As palavras de Jesus convidam-nos a viver uma experiência diferente. A consciência não é só o lugar recôndito e privilegiado onde podemos escutar a Lei de Deus. Se no íntimo do nosso ser nos sentimos atraídos pelo bom, o bonito, o nobre, o que faz bem ao ser humano, o que constrói um mundo melhor, facilmente nos sentiremos convidados por Deus a sintonizar com Jesus.
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: