quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O Evangelho dominical - 02.09.2018


A QUEIXA DE DEUS

Um grupo de fariseus da Galileia aproxima-se de Jesus em atitude crítica. Não vêm sós. Acompanha-os alguns escribas vindos de Jerusalém, preocupados, sem dúvida, em defender a ortodoxia dos simples camponeses das aldeias. Para eles, a atuação de Jesus é perigosa. Convêm corrigi-la.
Observaram que, em alguns aspectos, os seus discípulos não seguem a tradição dos mais velhos. Apesar de falarem do comportamento dos discípulos, a pregunta é dirigida a Jesus, pois sabem que é Ele que lhes tem ensinado a viver com aquela liberdade surpreendente. Porquê?
Jesus responde-lhes com umas palavras do profeta Isaías que iluminam muito bem a Sua mensagem e a Sua atuação. Estas palavras, com as que Jesus se identifica totalmente, temos de as escutar com atenção pois tocam em algo muito fundamental da nossa religião. Segundo o profeta de Israel, esta é a queixa de Deus.
“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim”. Este é sempre o risco de toda a religião: dar culto a Deus com os lábios, repetindo fórmulas, recitando salmos, pronunciando palavras bonitas, enquanto o nosso coração “está longe Dele”. No entanto, o culto que agrada a Deus nasce do coração, da adesão interior, desse centro íntimo da pessoa de onde nasce as nossas decisões e projetos.
Quando o nosso coração está longe de Deus, o nosso culto fica sem conteúdo. Falta-lhe a vida, a escuta sincera da Palavra de Deus, o amor ao irmão. A religião converte-se em algo exterior que se pratica por hábito, mas em que faltam os frutos de uma vida fiel a Deus.
A doutrina que ensinam os escribas são preceitos humanos. Em toda a religião há tradições que são humanas. Normas, costumes, devoções que nasceram para viver a religiosidade numa determinada cultura. Podem fazer muito bem. Mas fazem muito mal quando nos distraem e afastam do que Deus espera de nós. Nunca dever ter a primazia.
Ao terminar a citação do profeta Isaías, Jesus resume o Seu pensamento com umas palavras muito graves: “Vós deixais de lado o mandamento de Deus para agarrarem-se à tradição dos homens. Quando nos agarramos cegamente a tradições humanas, corremos o risco de esquecer o mandamento do amor e desviamo-nos de seguir a Jesus, Palavra encarnada de Deus. Na religião cristã, em primeiro deve estar sempre Jesus e o seu chamamento ao amor. Só depois vêm as nossas tradições humanas, por muito importantes que nos possam parecer. Não temos de esquecer nunca o essencial.
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: