quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O Evangelho dominical - 22.09.2019


A CRISE NÃO É SOMENTE ECONÔMICA!

«Não podeis servir a Deus e ao dinheiro». Estas palavras de Jesus não podem ser esquecidas por aqueles que se sentem seus seguidores, pois contêm a advertência mais grave que Jesus deixou à humanidade. O dinheiro, convertido em ídolo absoluto, é o grande inimigo para construir esse mundo mais justo e fraterno, amado por Deus.
Desgraçadamente, a riqueza converteu-se, neste nosso mundo globalizado, num ídolo de imenso poder que, para subsistir, exige cada vez mais vítimas e desumaniza e empobrece cada vez mais a história humana. Neste momento encontramo-nos apanhados por uma crise gerada em grande parte pelo desejo de acumular.
Praticamente tudo se organiza, se move e dinamiza a partir dessa lógica: procurar mais produtividade, mais consumo, mais bem-estar, mais energia, mais poder sobre os outros. Essa lógica é imperialista. Se não a pararmos, podemos colocar em perigo o ser humano e o próprio Planeta.
Talvez a primeira coisa a fazer seja tomar consciência do que está acontecendo. Esta não é apenas uma crise econômica. É uma crise social e humana. Já temos dados suficientes à nossa volta e no horizonte do mundo para perceber o drama humano em que vivemos imersos.
É cada vez mais óbvio que um sistema que conduz uma minoria de ricos a acumular cada vez mais poder, deixando em fome e miséria a milhões de seres humanos é uma loucura insuportável. É inútil fazer de conta que não vemos.
Já nem as sociedades mais progressistas são capazes de assegurar um trabalho digno a milhões de cidadãos. Que progresso é este que, lançando-nos a todos para o bem-estar, deixa tantas famílias sem recursos para viver com dignidade?
A crise está arruinando o sistema democrático. Pressionados pelas exigências do Dinheiro, os governantes não podem atender às verdadeiras necessidades dos seus povos. O que é a política se já não está ao serviço do bem comum?
A diminuição dos gastos sociais em diversos campos e a privatização interesseira e indigna de serviços públicos, como a saúde, continuarão a bater nos mais indefesos, gerando cada vez mais exclusão, desigualdade vergonhosa e fratura social.
Os seguidores de Jesus, não podemos viver encerrados numa religião isolada deste drama humano. As comunidades cristãs devem ser um espaço de consciencialização, discernimento e compromisso. Devemos nos ajudar a viver com lucidez e responsabilidade. A crise há de tornar-nos mais humanos e mais cristãos.
José Antônio Pagola.
Tradutor: Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: