quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

O Evangelho dominical (Pagola) 29.12.2019


ABERTAS AO PROJETO DE DEUS

Os relatos evangélicos não deixam qualquer dúvida. Segundo Jesus, Deus tem um grande projeto: construir no mundo, uma grande família humana. Atraído por este projeto, Jesus entrega-se inteiramente dedicado a que todos sintam Deus como Pai e todos aprendam a viver como irmãos. Este é o caminho que conduz à salvação do género humano.
Para alguns, a família atual está a arruinar-se porque se perdeu o ideal tradicional da família cristã. Para outros, qualquer novidade é um progresso em direção a uma sociedade nova. Mas como é uma família aberta ao projeto humanizador de Deus? Que traços podemos destacar?
Amor entre os esposos. É o primeiro. O lar está vivo quando os pais sabem amar-se, apoiar-se mutuamente, partilhar tristezas e alegrias, perdoar, dialogar e confiar um no outro. A família começa a desumanizar-se quando cresce o egoísmo, as discussões e os mal-entendidos.
Relação entre pais e filhos. Não basta o amor entre os esposos. Quando pais e filhos vivem em confronto e quase sem nenhuma comunicação, a vida familiar torna-se impossível, a alegria desaparece, todos sofrem. A família necessita de um clima de confiança mútua para pensar no bem de todos.
Atenção aos mais frágeis. Todos devem encontrar na sua casa, acolhimento, apoio e compreensão. Mas a família torna-se mais humana, acima de tudo, quando cuida com amor e carinho os mais pequenos, quando se ama com respeito e paciência os idosos, quando se atende os doentes ou deficientes, quando não se abandona a quem está a passar mal.
Abertura para os necessitados. Uma família trabalha por um mundo mais humano, quando não se fecha nos seus problemas e interesses, mas vive aberta às necessidades de outras famílias: lares desfeitos que vivem situações de conflito e de dor, e necessitam de apoio e compreensão; famílias sem trabalho ou rendimento, que necessitam de ajuda material; famílias de imigrantes que pedem acolhimento e amizade.
Crescimento da fé. Na família, aprende-se a viver as coisas mais importantes. Portanto, é o melhor lugar para aprender a acreditar nesse Deus bom, Pai de todos; para conhecer o estilo de vida de Jesus; para descobrir a Sua Boa Nova; para rezar juntos à volta da mesa; para tomar parte da vida da comunidade de seguidores de Jesus. Estas famílias cristãs contribuem para a construção desse mundo mais justo, digno e abençoado, amado por Deus. São uma bênção para a sociedade.
José Antônio Pagola.
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez.

Nenhum comentário: