quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1018

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1018

Dia 03/02/2023 | 4ª Semana do Tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Marcos (6,14-29)

(1)Coloque-se em atitude de oração  

·     Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·     Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·     Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·     Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·     Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·     Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·     Prepare-se ouvindo a canção “Palavras de salvação” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)

 

(2)Leia o texto da Palavra de Deus

·     Leia com toda a atenção o texto de Marcos 6,14-29

·     Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·     Jesus é visto como um simples profeta, um homem sem honra, um qualquer que causa incômodo (como João) e é rejeitado

·     Entre o envio e o retorno dos apóstolos, o relato do destino de João Batista recorda que é isso que espera aqueles que Jesus envia

·     Nesse texto, o evangelista Marcos nos apresenta, com uma certa dose de ironia, um crítica forte e mordaz contra as elites políticas

·     O conluio entre a nobreza, o exército e os líderes locais, numa decisão tomada sob efeito de álcool, sela o destino de João

·     Jesus inicia sua missão com a prisão de João, e é precedido por ele também na condenação e na execução

·     O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3)Medite a Palavra de Deus

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·     Releia o texto com atenção, observando bem as nuances do relato e participando da cena que ele descreve

·     Você consegue perceber a crítica irônica do evangelista às elites da Galileia, assim como sua denúncia vigorosa da sua violência?

·     O que explica o arrefecimento da profecia das lideranças cristãs nos tempos atuais, e como poderemos resgatá-la?

·     Como desenvolver nos discípulos/as missionários/as de hoje a coragem da verdade e a ousadia do testemunho?

·     Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4)Reze com o texto lido e meditado

·     Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·     Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·     Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·     Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·     Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·     Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·     Tendo presente as vozes e rostos proféticos que hoje sofrem perseguição, reze por eles e peça que toda Igreja seja profética

 

(5)Contemple a vida à luz da Palavra

·     Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·     Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·     Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·     Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·     Como nós, pessoas e comunidades consagradas ou famílias, podemos manter vivo o dinamismo profético de Jesus e de João

 

(6)Retorne à vida cotidiana

·     Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·     Recite a invocação: “Jesus, que vens a nós na família de Nazaré, mantém nossa comunidade generosa e criativa na fé!”

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Medite a canção “Se calarem a voz dos profetas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=t24vkBOM-o0)

·     Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·     Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 6,14-29

Ontem meditamos sobre o episódio do envio dos doze apóstolos e o ensino sobre o que é essencial na missão, em qualquer tempo e lugar: sair ao encontro como peregrinos/as e hóspedes; confiar na força libertadora dos meios frágeis; manter a abertura e o diálogo; fazer bem e fazer bem sem olhar a quem. No texto de amanhã refletiremos sobre o retorno deles.

É aparentemente estranho que o evangelista coloque, entre o envio e o retorno dos apóstolos, o relato sobre a condenação e morte de João Batista. Parece um parêntesis. Mas não é! Inserindo aqui este episódio, Marcos quer dar a entender que os apóstolos herdam tanto a missão como o destino de Jesus. Ele inicia sua missão com a prisão de João, é comparado a ele, e terá o destino dos profetas.

Neste relato temos uma crítica mordaz às elites que controlam Israel, e um registro do conluio incestuoso de interesses políticos, militares e comerciais, e uma denúncia vigorosa dos seus caprichos assassinos. Herodes convida para sua festa a nobreza, o exército e as lideranças regionais. O juramento de um Herodes bêbado de dar à bailarina, sua enteada, a metade dos seus bens assinala o modo estranho como as elites tomam suas decisões políticas.

Mesmo que aparentemente deseje conhecer Jesus, Herodes não conseguirá, pois silenciou a Voz que anunciava o Verbo, e sem voz não há palavra. Seu casamento com a cunhada, que era também, como o costume de então, uma aliança política e diplomática, criticada por João. Imaginando que Jesus era João Batista que retornava, Herodes reconhece seu fracasso ao tentar calar a voz dos profetas que o criticavam.

Nessa espécie de crônica percebemos o recorrente confronto entre reis arrogantes e enfraquecidos e profetas que não calam a verdade, mesmo que paguem essa fidelidade com a própria vida. Jesus seguirá por esse caminho, e terá o mesmo destino. E os discípulos/as missionários/as que ele envia também devem se preparar para isso. Os/as cristãos serão sempre sinais de contradição!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Mensagem do Papa Francisco

Para viver o Evangelho, não podemos esperar que tudo à nossa volta seja favorável, porque muitas vezes as ambições de poder e os interesses mundanos jogam contra nós. São João Paulo II declarava alienada a sociedade que, nas suas formas de organização social, de produção e de consumo, torna mais difícil a realização do dom de si mesmo e a constituição da solidariedade inter-humana. Numa tal sociedade alienada, enredada numa trama política, mediática, econômica, cultural e mesmo religiosa, que estorva o autêntico desenvolvimento humano e social, torna-se difícil viver as bem-aventuranças. Sua vivência pode ser até mal vista, suspeita, ridicularizada (Gaudate et Exsultate, § 91).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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