sábado, 25 de fevereiro de 2023

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1041

Ano A Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 1041

Dia 26/02/2023 | 1ª Semana da Quaresma | Domingo

Evangelho segundo Mateus (4,1-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

§ Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

§ Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

§ Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

§ Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

§ Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

§ Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

§ Prepare-se cantando: Louvor e glória a ti, Senhor!” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=zWobJxhD_iI)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

§ Leia com toda a atenção o texto de Mateus 4,1-11

§ Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

§ Esta cena está situada no início do evangelho segundo Mateus, e mostra como o cristão pode vencer as permanentes tentações

§ Na cena do batismo, Jesus fizera a experiência de ser filho amado do Pai, e a tentação é usar isso em benefício próprio

§ As tentações de “torcer” a Boa Notícia do Reino de Deus e buscar caminhos fáceis acompanha toda a vida de Jesus e dos discípulos/as

§ Estas tentações vêm inclusive do interior da religião: transformá-la em espetáculo para impressionar e “colher dividendos”

§ Como Jesus, os discípulos podem vencer as tentações alimentando-se da Palavra de Deus e mantendo seu olhar na prática de Jesus

§ O que a Palavra O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

§ Leia atentamente o texto, prestando atenção ás palavras, aos lugares e aos personagens que aparecem

§ Como poderíamos descrever o conteúdo concreto de cada uma das três tentações e a forma de vencê-las?

§ Quais são as tentações sutis e atraentes que rondam os discípulos e discípulas de Jesus hoje?

§ De que modo a questão da fome e o mandato de Jesus “dai-lhes vós mesmos de comer” podem ajudar a vencer essas tentações?

§ Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

§ Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

§ Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

§ Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

§ Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

§ Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

§ Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

§ Peça ao Senhor que  abra seus ouvidos e seu coração à sua Palavra libertadora, para que ela seja sua luz e seu alimento cotidiano

§ Reze a oração da Campanha da Fraternidade

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

§ Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

§ Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

§ Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

§ Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

§ O que precisamos mudar em relação aos meios que nos ajudam a identificar e superar as tentações que nos afastam de Jesus?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

§ Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

§ Recite a invocação: “Jesus, que mandas dar alimento a quem tem fome, fazei-nos compassivos com eles, em teu nome!”

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Ouça e cante “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)

§ Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

§ Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Anotações sobre Mateus 4,1-11

Jesus fizera a experiência de ser Filho querido e precioso aos olhos do Pai, mas parece que lhe era difícil assumir a condição humana: a impotência, a carência, a falta de imagens concretas e palpáveis de Deus nos inquieta e deixa inseguros. E aqui está a verdadeira tentação: manipular Deus e viver indiferentes a tudo e todos.

Jesus foi tentado pelo diabo, este personagem que simboliza o espírito invisível do império romano, de todos os impérios. As lideranças políticas e religiosas são a forma institucional deste dinamismo misterioso e potente que opõe resistência aos propósitos de Deus e impõe seus caminhos por meio da indiferença, da injustiça e do medo. E esta força tentadora está presente inclusive no templo.

A lógica do poder questiona e desafia Jesus sobre o modo mais correto e eficaz de viver sua filiação divina. A primeira tentação é aproveitar-se da condição de filho para exibir o poder de Deus e saciar a própria fome, agindo em benefício próprio e sem se importar com os demais. Jesus vence esta tentação afirmando que a nossa sobrevivência depende da obediência a Deus e à sua Palavra.

A segunda tentação ocorre no centro político, social e religioso do judaísmo. Jerusalém e o seu templo se transformam em obstáculo à lealdade a Deus. Aqui a tentação é exigir provas da proteção de Deus sem a contrapartida da fidelidade, pedir a Deus uma exibição grandiosa e capaz de impressionar. Jesus se recusa a chamar Deus em causa própria, confia filialmente no Pai, age de acordo com a sua vontade e não cede às tentações típicas do poder.

Na terceira tentação, o tentador tira as máscaras e revela seu rosto de poder. Ele leva Jesus a um lugar alto e revela quem controla os impérios e poderes do mundo: é o diabo, o tentador. Os tiranos dele recebem o poder, e a ele servem. Por que Jesus não poderia fazer o mesmo, demonstrar que é filho de Deus agindo segundo a lógica do poder? Mas Jesus permanece fiel à sua identidade de filho do Pai.

(Itacir Brassiani msf)

 

“Dai-lhes vós mesmos de comer!”

“Até o século XIX, as misérias que dizimavam populações inteiras tinham, com muita frequência, uma origem natural. Hoje elas são mais circunscritas. Porém, na maioria das vezes, derivam da ação humana. Nesta época em que o ser humano, mais que outrora, tem a possibilidade de superar a miséria, tais situações constituem uma verdadeira desonra para a humanidade” (Bispos do Brasil, Texto-base da Campanha da Fraternidade 2023, § 8).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

www.msfamericalatina.org | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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