A compaixão é a origem,
o suporte e a meta da missão!
Depois do
convite dirigido a Mateus, e depois da confraternização simbólica com os
pecadores celebrada na sua casa, Jesus faz uma peregrinação através do
santuário das dores e esperanças humanas, anunciando a Boa Notícia do Reino a
jovens que morriam antes do tempo; a mulheres vergadas sob o peso de doenças
incuráveis; a cegos e mudos mutilados em sua cidadania... Trata-se de uma
peregrinação e não de uma viagem turística! Em Jesus, Deus não quis fazer um
simples passeio no mundo: ele assumiu a fundo nossa condição humana.
Andando
pelos caminhos empoeirados da Galileia, Jesus não tem pressa. Ele vê e
contempla a realidade e as pessoas profunda e demoradamente. Ele ousa ver e
encarar a realidade humana e social assim como ela é, e seu olhar não tem nada
de passividade, e menos ainda de indiferença. É um olhar comprometido e capaz
de ver, por traz dos rostos tristes e dos corpos encurvados, as feridas
provocadas pelas relações e instituições violentas e opressoras. “Vendo as
multidões, Jesus teve compaixão, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.”
O olhar
de Jesus não identifica apenas doentes terminais, mortes inexplicáveis ou
cegueiras causadas por espíritos maus. Ele não enxerga também apenas uma
multidão indiferenciada e anônima. Ele vê gente cansada e abatida, um povo sem líder e sem guia. Um povo cansado é
um povo sem esperança e sem ânimo. Um povo abatido é um povo espoliado e
defraudado. Um rebanho sem pastor é um coletivo desorientado e indefeso. Para
Jesus, o que faltava ao povo não eram autoridades, mas líderes verdadeiros,
guias comprometidos com a busca de saídas benéficas ao povo.
Diante do
cansaço e do abatimento de um povo humilhado, as entranhas maternas de Deus
tremem, e ele revela sua capacidade de sofrer com seus filhos e filhas. Deus
rejeita como indigna e pecaminosa toda forma de indiferença frente à dor das
suas criaturas. E é esta compaixão que
está na origem da missão de Jesus, e a sustenta até o fim. Mas, diante da
imensa tarefa de anunciar a Boa Notícia de um Deus misericordioso e de
sinalizar sua presença através de ações libertadoras, Jesus se vê pequeno. E a
pequena comunidade que o segue também lhe parece insuficiente.
“A
colheita é grande e os trabalhadores são poucos...” Usando estas palavras que
sublinham a disparidade entre a grandeza da tarefa e a pequenez do seu grupo,
Jesus nos estimula a pedir mais colaboradores. Mas oração dirigida ao Pai, ao
“dono da colheita”, é o ponto final de um empenho profundo e pessoal para
identificar, despertar, motivar e formar homens e mulheres com generosidade
suficiente para se engajar na missão de Jesus Cristo. divide com seus discípulos capazes de
compaixão a responsabilidade de curar enfermidades e dissipar espíritos que
escravizam as pessoas.
A partir
desse modo de ver a realidade, Jesus prossegue estabelecendo uma prioridade aos
seus escolhidos: “Vão primeiro às ovelhas
perdidas da casa de Israel”. Trata-se de priorizar o povo de Israel, abandonado
pelos próprios pastores: doentes, cegos, coxos, loucos, estrangeiros, mulheres,
crianças, pecadores... E é por causa dessa prioridade histórica que ele
recomenda que eles não entrem na casa dos pagãos e nas cidades dos samaritanos.
Seus discípulos não poderiam fazer tudo ao mesmo tempo! Mas, depois dessa
prioridade cronológica, virão outros grupos sociais e religiosos necessitados...
Vivemos
hoje numa sociedade de comunicação globalizada, e temos clara consciência de
que os apelos que solicitam nossa alma missionária são múltiplos e globais. E
são desafios maduros, como campos prontos para a colheita, que correm o risco de
se perderem. Responder honradamente a estes desafios não é responsabilidade que
pode ser assumida apenas por esta ou aquela congregação religiosa, por uma ou
outra Igreja cristã. Esta é uma missão que convoca e compromete todos os
cristãos, e todos os homens e mulheres de boa vontade, aqueles que tem fome e
sede de justiça.
Jesus de Nazaré, primogênito dos humanos e peregrino
no santuário das nossas dores e esperanças! Cumprindo a decisão do coração do
teu e nosso Pai, não levas em conta nossos limites e os méritos que não temos, e
nos tornas amigos de Deus, criaturas novas e reconciliadas. Que prova de amor
essa de dar tua vida por nós, sem levar em conta nossos débitos! Ensina-nos a
compaixão que comoveu teu coração, abriu teus olhos, afinou teus ouvidos, moveu
teus passos, iluminou tua inteligência e fortaleceu tua vontade. E ajuda-nos a
permanecer neste caminho, identificando e despertando pessoas de boa vontade
que se encantem e se consumam na tarefa de levar adiante tua missão. Assim
seja! Amém!
Itacir Brassiani msf
(Livro do Êxodo 19,1-6 * Salmo 99 (100) * Carta de Paulo aos
Romanos 5,6-11 * Evangelho de São Mateus 9,36-10,8)
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