quarta-feira, 3 de abril de 2019

ANO C | TEMPO DE QUARESMA | QUINTO DOMINGO | 07.04.2019


A luta contra a corrupção não pode ser cínica nem hipócrita!
Deus está fazendo hoje coisas novas! A fé vivida e testemunhada pelas gerações que nos antecederam serve para acender nossas utopias e iluminar a estrada que devemos percorrer. Paulo deixa bem claro que quem encontra e acolhe Jesus Cristo não tem medo de jogar no lixo costumes, sistemas e doutrinas que hierarquizam, desprezam e escravizam. Iluminados pelo encontro de Jesus com a mulher acusada na praça, assumamos, com força renovada, a luta por políticas públicas em favor da população mais frágil.
Pelo profeta Isaías, é Deus que nos convida a não ter saudades do passado. “Eis que estou eu fazendo coisas novas...” Não é uma promessa: é uma ação em curso, no tempo presente. E Paulo completa, provocando-nos com seu itinerário pessoal: “Esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à frente.” Nossas celebrações, assim como a catequese e a pregação, devem pôr em relevo a vida presente, à luz do mistério de Jesus Cristo, e não podem ser reduzidas a uma memória morta de fatos de um passado remoto.
Assim, não podemos ceder à tentação de ler o episódio relatado por João como coisa do passado. Os escribas e fariseus não dão tréguas no zelo pela lei e agem de noite, madrugada adentro: nas altas horas da noite, prendem uma mulher adúltera e a trazem para o centro do círculo que se formara em torno de Jesus, no templo. O centro, que era o lugar da Lei, fora invadido por Jesus e agora é ocupado pela mulher acusada. Até parece que os pobres e oprimidos só ocupam o centro das atenções e sistemas quando são réus.
O cinismo da elite religiosa é impressionante: acusam uma pobre mulher com o objetivo de atingir o próprio Jesus. “Esta mulher foi flagrada cometendo adultério. Moisés, na Lei, nos mandou apedrejar tais mulheres. E tu, o que dizes?” Jesus evita a armadilha, e não lhe passa despercebida a leitura tendenciosa que os escribas e fariseus fazem da Lei de Moisés, pois no Levítico está escrito: “Se um homem cometer um adultério com a mulher do próximo, o adúltero e a adúltera serão punidos com a morte” (Lv 20,10).
Onde foi parar o adúltero, o primeiro citado pela Lei? No fundo, aqueles senhores que se apresentam como zelosos defensores dos direitos de Deus não passam de ferozes agressores dos direitos humanos. E assim como era no passado é também no presente! Em nome do maldito e absoluto direito à propriedade privada, aquela que nos priva de viver e de amar, criminaliza-se os sem-terra, os índios e aqueles que os apoiam. E em nome de um suposta combate a corrupção, foi reconstituído um sistema que privilegia os fortes e o comando do país foi àqueles que mais sabem conviver com a corrupção e se beneficiar dela.
Diante da insistência dos agentes da tradição, dispostos a executar a sentença capital contra a mulher e a denunciá-lo como subversivo diante da Lei, Jesus pronuncia sua sentença: “Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra.” Aquela pobre e frágil mulher é transformada numa espécie de espelho no qual todos podem ver suas próprias debilidades, frustrações e transgressões. É como se Jesus dissesse que não faz sentido transformar uma pessoa ou um grupo social em bode expiatório. Mas, infelizmente, continuam sendo muitas as vítimas acusadas sumariamente por detratores que carregam pedras mortais nas mãos e pronunciam palavras ofensivas nos meios de comunicação e redes sociais.
A liberdade lúcida e solidária de Jesus é uma memória e um sonho que, como a recordação do êxodo para os hebreus, enche nossa boca de sorrisos, faz nossa língua cantar de alegria e nos desafia a mudar conceitos e práticas tradicionais. Paulo não brinca quando diz que, por causa de Jesus Cristo, perdeu tudo e jogou no lixo aquilo que sempre lhe parecera precioso e certo. Para ele, diante da pessoa e do projeto de vida de Jesus Cristo, todos os sistemas e ideologias, inclusive religiosas, perderam o sentido. O que resta é a dignidade e a igualdade de todos os humanos. A humanidade acima de tudo e de todos, e precisamos contribuir para a resolução de situações que limitam ou ameaçam os direitos sociais (cf. Texto-base da CF, nº 253).
Jesus de Nazaré, nós te agradecemos pela madura e bela lição que nos ensinas hoje. O que são nossos privilégios, costumes e doutrinas diante da humana solidariedade e da incrível liberdade que nos propões? Que tua Igreja nos inicie na coragem de pôr no centro dos nossos projetos e decisões a defesa e a promoção da dignidade da pessoa humana. Ajuda-nos a desmascarar a hipocrisia e a violência, mesmo quando aparecem maquiadas de luta contra a corrupção. Abre nossas mãos para que não cansemos de semear o teu Reino de liberdade e solidariedade, e possamos esperar abundantes colheitas. Assim seja! Amém!
Itacir Brassiani msf
Profecia de Isaías 43,16-21 | Salmo 125 (126)| Carta de Paulo aos Filipenses 3,8-14 | Evangelho de São João 8,1-11

Nenhum comentário: