sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Feliz quem cuida dos fracos: no dia da desgraça o senhor o libertará. Velará sobre ele o Senhor, e o fará viver feliz sobre a terra.” (Sl 40,2-3)
Ação de graças pelos 25 anos de ministério do
Pe. Itacir Brassiani msf
Anchieta, 1987 – 21 de fevereiro – Roma, 2012

Jesus, filho de Maria e de José,
morador anônimo de Nazaré, jovem galileu,
amigo dos pobres e pecadores, irmão da humanidade:
um dia me chamaste para caminhar contigo.

Dei os primeiros passos neste caminho com meus pais e irmãos,
na Comunidade Nossa Senhora do Caravágio
e, mais tarde, com os jovens da paróquia Santa Lúcia.

Foi quando olhaste em meus olhos e me chamaste pelo nome
para uma dedicação pessoal a ti e ao teu povo
como Missionário da sagrada Família.
Então fui acompanhado por outros irmãos
e educado segundo o teu coração.

O profeta pede para não ter saudades do passado,
porque o teu e nosso Pai está sempre fazendo coisas novas.
Mas, ao celebrar 25 anos de ministério pastoral,
não posso deixar de recordar os sinais
do teu amor belo e exigente,
em tantas pessoas que, de mil modos,
me levaram ao encontro contigo.

Descobri que não me chamas apenas
a ser um pastor à frente do rebanho,
mas um pastor entre muitos outros pastores/as
que dedicam o melhor de si mesmos /as
para que teu povo não viva cansado e abatido,
como ovelhas sem pastor.

Hoje, consciente dos meus inúmeros limites e faltas,
sinto que me dás teu perdão e me convidas a levantar,
juntar minhas coisas e seguir em frente.
Foste tu que me ungistes
e imprimistes em mim a marca do serviço.

Por isso, te peço confiante:
não me deixes jamais caminhar solitário!
E, repassando tantos e belos momentos que me concedeste,
proclamo, com o salmista:
“Seja bendito o Deus dos pequenos,
desde agora e para sempre!
Amém! Amém!”

Pe. Itacir Brassiani msf

Um comentário:

Jacob disse...

Amado coirmão e amigo, Pe. Itacir
Deus seja louvado pela sua existência. Louvado seja pela sua consagração religiosa na Família dos MSF. Seja igualmente louvado pelo seu sacerdócio, com tanta garra assumido há 25 anos.
Sempre admirei sua dedicação pelo seu ser humano, cristão, religioso e sacerdotal. Por isso, autorize-se a sentia a alegria de todos os frutos que o Espírito Santo, mediante seu ministério, conferiu à Igreja de |Jesus cristo.
Com todo amor e gratidão, parabéns, Pe. Jacob, MSF.