domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Sagrada Família segundo os Evangelhos (16)

João 19,25-27: Mulher, eis aí o teu filho...
O último trecho de João que analisaremos brevemente se localiza no contexto da páscoa do Messias (11,55­-19,42) e, mais proximamente, na manifestação de sua glória na cruz (18,1-19,42), cujo centro é ‘assinatura’ da nova aliança (19,28­-30), ventre no qual é gerada a nova comunidade ou nova família (19,25­-27).
O evangelista registra que, junto da cruz onde Jesus, amando e sendo fiel até o fim, revela sua glória, estavam ‘a mãe de Jesus’, sua irmã e Maria de Magdala (v. 25). É um grupo de três mulheres, três marias, que sugere a ideia de uma comunidade fiel, esposa de Jesus. Na cruz parece que o papel da mãe chega à sua meta. E no mesmo momento da cruz começa o papel de Maria Madalena. Mas lá estava também o discípulo amigo e fiel.
A comunidade da mãe de Jesus (o Israel fiel e verdadeiro) e a comunidade de Maria Madalena (o novo Israel nascido do Espírito) não se opõem, mas são irmãs. E o discípulo amigo representa a comunidade enquanto seus membros são amigos e companheiros de Jesus. Maria é sua mãe porque o Messias nasce e cresce no seio do Israel crente e fiel, que se reconhece na nova comunidade. Por isso, doravante, serão uma nova e única família.
Aqui temos uma família que se abre para acolher a novidade da ação messiânica (livre, libertadora e surpreendente) de Jesus. Uma família que, vivendo a fidelidade à aliança, se renova e acolhe como filhos todos os que seguem Jesus. Jesus mesmo se faz irmão e amigo daqueles que o seguem.
Pe. Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: