quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

O Evangelho dominical - 01.01.2017

A MÃE
A muitos lhes pode estranhar que a Igreja faça coincidir o primeiro dia do novo ano civil com a festa de Santa Maria, Mãe de Deus. E, no entanto, é significativo que, desde o século IV, a Igreja, depois de celebrar solenemente o nascimento do Salvador, deseje iniciar o ano novo sob a proteção maternal de Maria, Mãe do Salvador e Mãe nossa.
Os cristãos de hoje, temos que nos preguntar que temos feito de Maria estes últimos anos, pois provavelmente temos empobrecido a nossa fé eliminando-a de forma inconsciente da nossa vida. Movidos, sem dúvida, por uma vontade sincera de purificar a nossa vivência religiosa e encontrar uma fé mais sólida, temos abandonado excessos piedosos, devoções exageradas e costumes superficiais. Temos tratado de superar uma certa ‘mariolatria’ em que arriscávamos substituir Cristo por Maria e ver nela a salvação, o perdão e a redenção, que, na realidade, temos de acolher do Seu Filho.
Se tem sido corrigir desvios e colocar Maria no lugar autêntico que lhe corresponde como Mãe de Jesus Cristo e Mãe da Igreja, teríamos que nos alegrar e reafirmar na nossa postura. Mas, foi exatamente assim? Não a teremos esquecido excessivamente? Não a teremos afastado para algum lugar obscuro da alma junto às coisas que nos parecem de pouca utilidade?
O simples abandono de Maria, ao invés de aprofundar sua missão e o lugar que há de ocupar na nossa vida, jamais enriquecerá a nossa vivência cristã, pelo contrário a empobrecerá. Provavelmente teremos cometido excessos de ‘mariolatria’ no passado, mas agora corremos o risco de nos empobrecermos com a sua ausência quase total nas nossas vidas.
Maria é a Mãe de Jesus. Mas aquele Cristo que nasceu do seu seio estava destinado a crescer e incorporar a si numerosos irmãos, homens e mulheres que viveriam um dia da Sua Palavra e do Seu Espírito. Hoje Maria não é só Mãe de Jesus. É a Mãe de Cristo total. É a Mãe de todos os crentes.
É bom que, ao começar um ano novo, o façamos elevando os nossos olhos para Maria. Ela nos acompanhará ao longo dos dias com cuidado e ternura de mãe. Ela cuidará da nossa fé e da nossa esperança. Não a esqueçamos ao longo do ano
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: