quinta-feira, 19 de julho de 2018

O Evangelho dominical - 22.07.2018


O OLHAR DE JESUS

Marcos descreve com todo o detalhe a situação. Jesus dirige-se numa barca com o Seus discípulos para um lugar tranquilo e retirado. Quer escutá-los com calma, pois voltaram cansados da sua primeira correria evangelizadora, e desejam partilhar a sua experiência com o Profeta que os enviou.
O propósito de Jesus fica frustrado. As pessoas descobrem a Sua intenção e adiantam-se correndo pela margem. Quando Jesus e os discípulos chegam ao lugar, encontram-se com uma multidão vinda de todas as aldeias em redor. Como reagirá Jesus?
Marcos descreve graficamente a sua atuação: os discípulos hão de aprender como tratar as pessoas; nas comunidades cristãs recorda-se como era Jesus com essas pessoas perdidas no anonimato, das que ninguém se preocupa. «Ao desembarcar, Jesus viu uma grande multidão, sentiu compaixão deles, pois eram como ovelhas sem pastor, e pôs-se a ensinar muitas coisas».
O primeiro elemento que destaca o evangelista é o olhar de Jesus. Não se irrita porque tenham interrompido os Seus planos. Olha-os demoradamente e comove-se. As pessoas nunca o incomodam. O Seu coração intui a desorientação e o abandono em que se encontram os camponeses daquelas aldeias.
Na Igreja, temos de aprender a olhar as pessoas como olhava Jesus: captando o sofrimento, a solidão, o desconcerto ou o abandono que sofrem muitos. A compaixão não brota da atenção às normas ou à recordação das nossas obrigações. Desperta-se em nós quando olhamos atentamente os que sofrem.
Desde esse olhar, Jesus descobre a necessidade mais profunda de aquelas pessoas: andam «como ovelhas sem pastor». O ensino que recebem dos letrados da Lei não lhes oferece o alimento que necessitam. Vivem sem que ninguém cuide realmente delas. Não têm um pastor que as guie e as defenda.
Movido pela Sua compaixão, Jesus «ensina-lhes muitas coisas». Com calma, sem pressas, dedica-se pacientemente a ensinar-lhes a Boa Nova de Deus. Não o faz por obrigação. Não pensa em si mesmo. Comunica-lhes a Palavra de Deus, comovido pela necessidade que têm de um pastor.
Não podemos permanecer indiferentes ante tanta gente que, dentro das nossas comunidades cristãs, anda a procurar um alimento mais sólido que o que recebe. Não temos de aceitar como normal a desorientação religiosa dentro da Igreja. Temos de reagir de forma lúcida e responsável. Não poucos cristãos procuram ser melhor alimentados. Necessitam pastores que lhes transmitam a mensagem de Jesus.
José Antônio Pagola
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: