quinta-feira, 21 de maio de 2020

O Evangelho dominical (Pagola) - 24.05.2020


FAZER DISCÍPULOS DE JESUS


Mateus descreve a despedida de Jesus traçando as linhas de força que guiarão para sempre os Seus discípulos, os traços que deverão marcar sua Igreja no cumprimento fiel Sua missão.
O ponto de partida é a Galileia. Aí os convoca Jesus. A ressurreição não os deve levar a esquecer o que viveram com Ele na Galileia. Aí o escutaram falar de Deus com parábolas comovedoras. Ali o viram aliviando o sofrimento, oferecendo o perdão de Deus e acolhendo os mais esquecidos. É isto precisamente o que deverão continuar a transmitir.
Entre os discípulos que rodeiam Jesus ressuscitado, há crentes e há quem hesita. O narrador é realista. Os discípulos prostram-se. Sem dúvida, querem acreditar, mas em alguns desperta a dúvida e a indecisão. Talvez estejam assustados, não podem captar tudo o que aquilo significa. Mateus conhece a fé frágil das comunidades cristãs. Se não contassem com Jesus, logo se apagariam.
Jesus aproxima-se e entra em contato com eles. Ele tem a força e o poder que a eles lhes falta. O Ressuscitado recebeu do Pai a autoridade do Filho de Deus com pleno poder no céu e na terra. Se se apoiam Nele, não vacilarão.
Jesus indica-lhes com precisão qual deve ser a sua missão. Não é propriamente ensinar doutrina, não é apenas anunciar o Ressuscitado. Sem dúvida, os discípulos de Jesus terão de cuidar de diversos aspectos: dar testemunho do Ressuscitado, proclamar o evangelho, implantar comunidades, mas tudo estará finalmente orientado para um objetivo: fazer discípulos de Jesus.
Esta é também a nossa missão: fazer seguidores de Jesus que conheçam a Sua mensagem, que sintonizem com o Seu projeto, que aprendam a viver como Ele e que reproduzam hoje a Sua presença no mundo. Atividades tão fundamentais como o batismo, o compromisso de aderir a Jesus e o ensino de tudo o que é ordenado por Ele são vias para aprender a ser Seus discípulos. Jesus promete-lhes a Sua presença e sua ajuda constante. Não estarão sós nem desamparados, mesmo que sejam poucos. Nem mesmo que sejam apenas dois ou três.
Assim é a comunidade cristã. A força do Ressuscitado é sustentada com o Seu Espírito. Tudo está orientado para aprender e ensinar a viver como Jesus e a partir de Jesus. Ele continua vivo nas Suas comunidades. Continua conosco e entre nós, curando, perdoando, acolhendo, salvando.
José Antonio Pagola.
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: