quarta-feira, 23 de abril de 2014

As mulheres e a pascoa

As mochilas das mulheres da Páscoa
Novamente a memória dos discípulos e discípulas de Jesus, nos convida a continuar  aprendendo a sermos mulheres da páscoa. Nossas antecessoras, aquelas que seguiam Jesus como peregrinas, que serviam as mesas com ele e o acompanharam na subida para Jerusalém, foram guardando desses dias, pequenas lembranças.
Uma delas recolheu do chão de alguma rua de Jerusalém um raminho de oliveira, para poder contar e não esquecer a força que tem um povo, quando compreende seu destino. Ela mesma guardou o gosto do pão e do vinho. Depois da ceia, num guardanapo que conservava umas gotas do vinho, ela recolheu e guardou umas migalhas do pão que foi partido nessa noite, para não esquecer como é complicado aprender a ser comunidade, ou a eloquência dos gestos e a intensidade quando se come com um nó na garganta, quando ser fiel a si mesmo, assusta, e é ao mesmo tempo uma vocação irrenunciável. Essas migalhas de pão e essas gotas de vinho, iam recordar às futuras gerações que vale a pena.
Outra delas guardou um pedacinho do tipo de toalhas com que secaram os pés dos presentes, esse gesto transgressor que surpreendeu a todos (as). Outra quis guardar um dos vidros de perfume que usaram para a unção do corpo depois que o desceram da cruz, e que faz recordar sempre o mérito de se estar presentes lá onde ninguém quer estar... Guardaram  também na mochila alguns panos que mostravam que o túmulo não é o lugar de Jesus e que seriam para a humanidade, o sinal e a evidência da liberdade da vida, quando se ama...
Todos os anos, as mulheres da páscoa nos oferecem essa mochila, para que olhemos novamente, toquemos e contemplemos essas pequenas lembranças. Sobretudo nestes tempos em que queremos animar-nos para novos projetos, será importante contemplarmos juntas novamente essas memórias sentidas, para que nos ajudem a projetar o novo, sem esquecer que somos parte de um povo, que vale a pena comer e beber juntas, lavarmos os pés umas das outras, partilhar os nós da garganta, julgarmos  por nossos sonhos, estar lá onde ninguém quer estar e abandonar os sepulcros, mulheres livres e amantes.
Cada uma de nós está convidada a guardar nessa mochila as pequenas lembranças destes dias das discípulas de Jesus no século XXI! Felicidades a todas e a cada uma, desejando profundamente partilhar a mochila das lembranças e sermos mulheres da páscoa. Com muito carinho,

Irmãs da Imaculada Conceição da Província da Argentina Uruguai

Nenhum comentário: