quarta-feira, 23 de julho de 2014

Alimentando-nos da Palavra de Deus (3)

Como o semeador tranquilo (cf. Mc 4,26-29):
Esperemos confiantes que a Palavra faça seu próprio trabalho
Em Mc 4,1-9 Jesus conta a parábola do semeador e, em Mc 4,10-25, a pedido dos discípulos, a explica. “Aqueles que receberam a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto...” (Mc 4,20). Em seguida, Jesus insiste que quem tem ouvidos deve ouvir e entender, prestando atenção àquilo que ouve.
Em seguida, Jesus apresenta uma nova parábola: “Assim é o Reino de Deus: como se um homem tivesse lançado a semente na terra, dormisse e acordasse, noite e dia, e a semente germinasse e crescesse, sem que ele soubesse como. A terra dá fruto por si mesma: primeiro o caule, depois a espiga, e por fim a espiga cheia de grãos. E quando o fruto está no ponto, logo se passa a foice, porque a colheita chegou” (Mc 4,26-29). Jesus sublinha que “a terra produz fruto por si mesma”, e ao homem cabe semear, discernir o tempo oportuno e colher. Poderíamos dar a esta parábola e título de “O semador tranquilo”.
Parece que Jesus está querendo nos dizer o seguinte: “Olhem este homem. Ele age e decide intervir no momento oportuno, quando deve fazê-lo: espalha a semente na terra e corta com a foice quando chega o momento da colheita. Mas sabe muito bem que há um tempo no qual ele não pode fazer nada, pois compete à terra ‘produzir fruto por si mesma’: folhas, espigas e grãos. E tudo isso acontece enquanto ele ‘dorme e acorda noite e dia’, sem saber ‘como isso aconteceu’. Ele permanece tranquilo, sem tentar apressar o tempo e mudar o ritmo, que escapam ao seu controle.”
É difícil conseguir este equilíbrio numa cultura que sublinha a eficiência e numa pastoral que busca resultados imediatos e controláveis (para apresentar ao bispo, ao Superior). Desejamos medir e controlar tudo, e corremos a tentação de ser pessoas demasiadamente sérias, disciplinadas e responsáveis no trabalho, mas pessoas que não conseguem encontrar o justo equilíbrio entre trabalho e descanso, esforço e repouso. A maioria de nós foi formada numa mentalidade que supervaloriza o trabalho e o engajamento pastoral, acompanhado de uma espécie de “ansiedade apostólica” que nos leva a confundir zelo com contabilidade, eficiência e sucesso a curto prazo.
Penso que ainda não conseguimos aprender a discernir quando precisamos ser ativos e diligentes na construção do Reino e quando precisamos ser passivos e pacientes; quando devemos contribuir e quando devemos desaparecer do campo; quando a situação nos pede vigilância ou intervenção e quando a única coisa que devemos fazer é ir dormir; quando precisamos identificar e enalisar as causas e quando é necessário reconhecer que não sabemos tudo e que existem muitos “porquês” e muitos “comos” que fogem à nossa compreensão. O discípulo que passa neste exame é aquele que, depois de ter feito bem o que era de sua responsabilidade ou estava ao seu alcance, permanece tranquilo, pois está convicto de que o processo que Deus iniciou levará a semente a crescer durante a noite, enquanto ele dorme.
Também quando se trata de viver à escuta da Palavra e agir “por causa da Palavra” – somos ouvintes e servidores da Boa Notícia! – precisamos da disposição e da atitude do semeador tranquilo. Os orientais ensinam que não é preciso empurrar o rio, pois ele corre por si mesmo. E a nossa alma caipira convida a andar devagar porque o tempo da pressa é passado. Não podemos pretender controlar o dinamismo da Palavra. Ela sabe fazer seu próprio trabalho, tem forças para isso, e o levará a cabo se não a atrapalharmos, como diz o profeta Isaías (55,10-11). Não podemos confundir as responsabilidades: a nossa tarefa é criar espaço à Palavra, lê-la atentamente, meditá-la, acolhê-la com coração pobre e aberto, sussurá-la, enraizar-se nela; a tarefa da Palavra é alimentar, interpelar, guiar, iluminar, transformar, produzir frutos.
Deixar-se convocar pela Palavra é algo que pede de nós uma receptividade fundamental, a mesma que dá a um cristal, espelho ou à própria água tranquila a possibilidade de refletir a luz do sol ou da lua: não fazem nada para que a luz se reflita neles; simplesmente estão aí, tranquilos, como a terra que não faz nada para que a semente germine nas suas vísceras... O que precisamos fazer é frequentar a Palavra, girar em torno dela, cotejá-la, familiarizarmo-nos com ela, guardá-la na arca da memória como um tesouro as frases que fizeram arder o nosso coração num determinado momento...
Como estas, e tantas outras: “Javé é meu pastor; nada me falta!” (Sl 23,1)o do Reino e quando precisamos “Sou pobre e indigente, mas o Senhor cuida de mim!” (Sl 40,18) “Teu amor vale mais do que a vida!” (Sl 53,4) “Que a tua misericórdia venha até mim, e eu viverei” (Sl 119,77). “Felizes os que são misericordiosos...” (Mt 5,7) “Venham para mim todos vocês que estão cansados de carregar o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso” (Mt 11,28). E você pode fazer sua própria lista...
A princípio, estas frases podem parecer sementes inúteis, mas de repente percebemos que elas cresceram espontaneamente, começaram a fazer parte de nós mesmos e se tornaram nosso respiro. Se estivermos dispostos a abandonar os velhos pavimentos que sustentavam o nosso eu, fixar-nos-emos noutro centro e respiraremos outros ares. “Vocês não podem servir a Deus e às riquezas!” (Mt 6,24). “Eu era estrangeiro e me receberam em sua casa...” (Mt 25,35). “Não fiquem preocupados com a vida, com o que comer...” (Lc 12,22). “Tenham coragem, eu venci o mundo!” (Jo 16,33).
Pensemos em Maria. Ela reconhece que é do olhar de Deus que nasce o seu júbilo. “Ele olhou para a humildade da sua serva..:” E por isso ela fixa o próprio olhar lá onde Deus fixou e contempla a história com o mesmo olhar que sentiu envolvê-la. A Palavra que ela tantas vezes escutara na sinagoga de Nazaré fez seu percurso e ajudou a ver a realidade com olhos novos (cf. VD 108). Por isso, ao lado de um realismo consciente da ambiguidade e da precariedade das coisas e da dureza da vida (existem realmente famintos, pobres e oprimidos), Maria não se deixa enganar pelas aparências, vai além do realismo e vê as coisas, pessoas e acontecimentos como Deus mesmo os vê: ela vê os famintos saciados, os humildes exaltados, e os ricos e poderosos despedidos de mãos vazias...
Assim como Maria e sem saber como, podemos num certo momento perceber com surpresa que reagimos e agimos orientados por critérios, desejos e inclinações que não vêm de nós mesmos mas dAquele que imprimiu a sua Palavra como um carimbo no nosso coração e no nosso braço. E nos damos conta, com surpresa e alegria que, mesmo que de modo fugaz, estamos sintonizados com Ele, compartilhamos seus sentimentos. E a nossa vida será uma vida cativada pela Palavra.
Em termos pessoais é isso: precisamos permanecer sob a influência da Palavra todos os dias, com abertura de mente e de coração, com desejo e sede: “Tu és o meu Deus, por ti madrugo. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como a terra seca, esgotada e sem água!” (Sl 63,2) “Pela manhã te apresento a minha causa, e fico esperando...” (Sl 5,4) Trata-se daquela familiaridade com a Palavra que nos pede Bento XVI (cf. VD, 79-80; EG 149; 175): “Abeirar-se da Palavra com o coração dócil e orante, a fim de que ela penetre a fundo nos sentimentos e pensamentos e gere em nós uma nova mentalidade, o pensamento de Cristo.”
Acolher o Verbo que se fez carne “significa deixar-se plasmar por Ele, para se tornar, pelo poder do Espírito Santo, conforme a Cristo, ao Filho Único que vem do Pai (Jo 1, 14). É o início de uma nova criação: nasce a criatura nova, um povo novo. Aqueles que crêem, ou seja, aqueles que vivem a obediência da fé nasceram de Deus (Jo 1, 13), são feitos participantes da vida divina: filhos no Filho (cf. Gl 4, 5-6; Rm 8, 14-17). (...) Vemos esboçar-se aqui o rosto da Igreja como realidade que se define pelo acolhimento do Verbo de Deus, que, encarnando, colocou a sua tenda entre nós (cf. Jo 1, 14). Esta morada de Deus entre os homens – a shekinah (cf. Ex 26, 1) – prefigurada no Antigo Testamento, realiza-se agora com a presença definitiva de Deus no meio dos homens em Cristo.” (VD, 50)
O Sínodo recomendou vivamente a lectio divina das Sagradas Escrituras, e Bento XVI reforça esta recomendação: “Todos os fiéis debrucem-se, pois, gostosamente sobre o texto sagrado, quer através da sagrada Liturgia, rica de palavras divinas, quer pela leitura espiritual, quer por outros meios que se vão espalhando tão louvavelmente por toda a parte, com a aprovação e estímulo dos pastores da Igreja. Lembrem-se, porém, que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada de oração” (VD, 86). Mas sem esquecer também, que o estudo da Sagrada Escritura deve ser uma porta aberta e acessível a todos os crentes (cf. EG 175).
Mas da Palavra, além de ouvintes, somos servidores (jamais proprietários ou controladores!). A nós é confiada a bela missão de anunciar e distribuir a Palavra, torná-la acessível e compreensível ao povo. Nada pode nos impedir de levar a termo essa missão! Deixemo-nos inspirar pela comunidade apostólica que, diante da urgência de socorrer as viúvas estrangeiras necessitadas, inventa novos ministérios para não abandonar o serviço à Palavra. “Não está certo que nos deixemos a pregação da Palavra de Deus... Desse modo, nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra” (At 6,2.4). E esta atenção à Palavra nos faz atentos à história, não necessariamente para condenar seus estreitamentos e desvios, mas para descobrir e aderir às novidades que estão germinando nela (cf. VD, 105).
Mas não nos esqueçamos que, apesar dos 25 parágrafos da Evangelii Gaudium que o Papa Francisco dedica à homilia (cf. EG 135-159), a pregação litúrgica é apenas uma das formas de servir à Palavra. E além da insubstituível presença da Palavra em todos os serviços e pastorais, é mais que chegado o tempo de abrir amplas estradas à Palavra (cursos, círculos, jornadas). Se a eucaristia é fonte e ápice da vida cristã, a Palavra é seu fundamento e seu coração, diz a exortação de Bento XVI (cf. VD, 86). Portanto, absolutamente indispensável, como o chão que pisamos e o coração que bombeia o sangue em todo o corpo.
Itacir Brassiani msf
(Este texto é praticamente uma tradução livre e adaptada da conferência “Convocati dalla Parola”, da Ir. Dolores Aleixandre rscj, publicado pela União dos Superiores Gerais no caderno Non è giusto che noi trascuriamo la Parola di Dio, (textos da 70ª Assembléia Semestrale da USG, p. 41-59. Acrescentei apenas algumas intuições e referências da exortação pós-sinodal Verbum Domini, de Bento XV e Evangelii Gaudim, do Papa Francisco)

Nenhum comentário: