quinta-feira, 24 de julho de 2014

Estórias do Rubem Alves

O travesti e os religiosos
Daquele dia em diante, Mestre Benjamim parou de esperar que lhe fizessem perguntas. Ele se assentava e a cada noite contava uma das parábolas do Senhor das Estórias.
Um homem perguntou ao Senhor das Estórias sobre os mandamentos. Ele respondeu: ‘O primeiro mandamento é que devemos amar a Deus mais do que amamos as coisas que possuímos. E o segundo mandamento é que devemos amar o nosso próximo com o mesmo amor que temos para conosco mesmos.’ E “quem é o meu próximo?”, o homem perguntou. E foi essa a estória que ele contou:
Era uma vez um garçom que, depois de uma noite de trabalho, voltava para a sua casa com o pouco dinheiro que havia recebido como gorjetas para sustentar a sua família.
Eram quatro horas da madrugada, as ruas estavam vazias e escuras. Valendo-se da escuridão, dois ladrões atacaram o garçom e, além de roubarem o seu dinheiro, bateram nele, deixando-o como morto na calçada.
O tempo passou. O sol anunciou a manhã. Passava por aquela rua, no seu carro, um sacerdote que se dirigia à igreja para celebrar a primeira missa. Vendo o homem caído, ele se lamentou e disse: ‘Se não fosse pela missa, eu pararia para ajudá-lo’. Rezou um Padre-Nosso e uma Ave-Maria em intenção do ferido e foi cumprir suas obrigações religiosas.
Logo depois passava por aquela mesma rua, no seu carro, um pastor evangélico que se dirigia para sua igreja a fim de dirigir uma reunião de adoração. Ao ver o ferido ele perguntou: ‘Meu Deus, que terá feito este homem para que o Diabo assim o castigasse?’. Premido pelas suas obrigações religiosas ele de longe executou gestos de exorcismo e continuou na direção de sua igreja.
Levantando o sol, manhã clara, passava por ali um travesti, em sua lambreta, vindo de uma noite de farras. Ao ver o homem caído, o seu coração se comoveu. Parou, colocou o homem na garupa e levou-o a um hospital. Lá, tirou do seu bolso todo o dinheiro que tinha e disse: ‘Para pagar os gastos que houver...’. E desapareceu antes que a polícia chegasse.
Terminada a parábola, Jesus perguntou aos que o ouviam: ‘Desses três, qual foi aquele que cumpriu o mandamento do amor?’ Todos ficaram em silêncio por saberem a resposta. Mas os religiosos não gostaram...”
Rubem Alves

Nenhum comentário: