sexta-feira, 30 de março de 2018

O Evangelho dominical - Páscoa - 01.04.2018


MISTÉRIO DA ESPERANÇA
Acreditar no Ressuscitado é resistir a aceitar que a nossa vida é só um pequeno parêntesis entre dois imensos vazios. Apoiando-nos em Jesus ressuscitado por Deus intuímos, desejamos e acreditamos que Deus está conduzindo para a sua verdadeira plenitude o anseio da vida, de justiça e de paz que se encerra no coração da humanidade e em toda a criação.
Acreditar no Ressuscitado é rebelar-nos com todas as nossas forças a que essa imensa maioria de homens, mulheres e crianças que só conheceram nesta vida miséria, humilhação e sofrimento fiquem esquecidos para sempre. Acreditar no Ressuscitado é confiar numa vida onde já não haverá pobreza nem dor, ninguém estará triste, ninguém terá de chorar. Por fim poderemos ver aos que vêm em barcaças chegar à sua verdadeira pátria.
Acreditar no Ressuscitado é aproximar-nos com esperança de tantas pessoas sem saúde, doentes crônicos, incapacitados físicos e psíquicos, pessoas afundadas na depressão, cansadas de viver e de lutar. Um dia conhecerão o que é viver com paz e saúde total. Escutarão as palavras do Pai: “Entra para sempre na alegria do teu Senhor”.
Acreditar no Ressuscitado é não nos resignarmos a que Deus seja para sempre um Deus oculto de que não possamos conhecer o Seu olhar, a Sua ternura e os Seus abraços. Iremos encontrá-Lo encarnado para sempre gloriosamente em Jesus. Acreditar no Ressuscitado é confiar que os nossos esforços por um mundo mais humano e ditoso não se perderão no vazio. Um dia feliz, os últimos serão os primeiros e as prostitutas nos precederão no reino.
Acreditar no Ressuscitado é saber que tudo o que aqui ficou a meio, o que não pode ser, o que temos estragado com a nossa ignorância ou o nosso pecado, tudo alcançará em Deus a sua plenitude. Nada se perderá do que vivemos com amor ou ao que renunciamos por amor.
Acreditar no Ressuscitado é esperar que as horas alegres e as experiências amargas, as marcas que temos deixado nas pessoas e nas coisas, o que temos construído ou temos desfrutado generosamente, ficará transfigurado. Já não conheceremos a amizade que termina, a festa que se acaba nem a despedida que entristece. Deus será tudo em todos.
Acreditar no Ressuscitado é acreditar que um dia escutaremos estas incríveis palavras que o livro do Apocalipse coloca na boca de Deus: “Eu sou a origem e o final de tudo. O que tenha sede Eu lhe darei grátis do manancial de água da vida. Já não haverá morte nem haverá choro, não haverá gritos nem fadigas, porque tudo isso terá passado”.
José Antônio Pagola
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: