quinta-feira, 14 de março de 2019

O Evangelho dominical - 17.03.2019


ESCUTAR JESUS

Os cristãos de todos os tempos foram atraídos pela cena tradicionalmente chamada “a transfiguração do Senhor”. No entanto, para aqueles que pertencemos à cultura moderna, não é fácil penetrarmos no significado de uma história escrita com imagens e recursos literários típicos de uma teofania ou revelação de Deus.
No entanto, o evangelista Lucas introduziu detalhes que nos permitem descobrir com mais realismo a mensagem de um episódio que muitos hoje acham estranho e inverossímil. Desde o início, Lucas indica que Jesus sobe com seus discípulos mais próximos ao topo de uma montanha simplesmente para rezar, não para contemplar uma transfiguração.
Tudo acontece durante a oração de Jesus: “Enquanto ele estava a orar, a aparência de seu rosto mudou”. Jesus, profundamente recolhido, acolhe a presença de seu Pai e seu rosto muda. Os discípulos percebem algo da Sua identidade mais profunda e oculta. Algo que eles não conseguem entender na vida cotidiana.
Na vida dos seguidores de Jesus não faltam momentos de clareza e certeza, de alegria e de luz. Ignoramos o que aconteceu no topo daquela montanha, mas sabemos que na oração e no silêncio é possível vislumbrar, a partir da fé, algo da identidade oculta de Jesus. Essa oração é fonte de um conhecimento que não é possível obter dos livros.
Lucas diz que os discípulos mal entenderam, pois caíam de sono e só quando acordaram captaram algo. Pedro só sabe que ali se está muito bem e que essa experiência nunca deveria terminar. Lucas diz que “não sabia o que dizia”.  Portanto, a cena culmina com uma voz e um mandato solene. Os discípulos estão envoltos numa nuvem. Assustam-se pois tudo aquilo os ultrapassa. No entanto, dessa nuvem sai uma voz: Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai-O”. Ouvir deverá ser a primeira atitude dos discípulos.
Os cristãos de hoje precisamos urgentemente interiorizar a nossa religião se quisermos reavivar a nossa fé. Não basta ouvir o Evangelho de forma distraída, rotineira e gasta, sem qualquer desejo de escutar. Não basta tampouco ouvir de forma inteligente, apenas preocupados em entender.
Precisamos ouvir Jesus vivo no mais íntimo do nosso ser. Todos, pregadores e pessoas fiéis, teólogos e leitores, precisamos escutar a Sua Boa Nova de Deus, não desde fora, mas desde dentro. Deixar que as Suas palavras desçam das nossas cabeças até ao coração. A nossa fé seria mais forte, mais alegre, mais contagiante.
José Antônio Pagola
Tradução de Antônio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: