quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Como fazer com que o ano seja novo? (Pagola) - 31.12.2020

VIVER SEM ACOLHER A LUZ

Todos vamos cometendo erros e desacertos ao longo da vida. Calculamos mal as coisas. Não medimos bem as consequências das nossas ações. Deixamo-nos levar pela paixão ou pela insensatez. Somos assim. No entanto, não são esses os erros mais graves. O pior é ter a vida organizada de forma errada. Vejamos um exemplo.

Todos sabemos que a vida é uma dádiva. Não fui eu que decidi nascer. Não me escolhi a mim mesmo. Não escolhi os meus pais nem o meu povo. Tudo me foi dado. Viver é já, desde a sua origem, receber. A única maneira de viver sensatamente é receber de forma responsável o que me é dado.

No entanto, nem sempre pensamos assim. Acreditamos que a vida é algo que nos é devido. Sentimo-nos donos de nós mesmos. Achamos que a maneira mais acertada de viver é organizar tudo em função de nós mesmos. Eu sou a única coisa importante! Que importam os outros?

Alguns não sabem viver sem exigir. Exigem e exigem sempre mais. Têm a impressão de nunca receber o que lhes é devido. São como crianças insaciáveis, que nunca estão contentes com o que têm. Não fazem mais do que pedir, reclamar, lamentar-se. Sem se darem conta que se convertem pouco a pouco no centro de tudo. São a fonte e a norma. Tudo deve ser subordinado ao seu ego. Tudo deve ser instrumentalizado para o seu proveito.

Então, a vida da pessoa fecha-se sobre ela mesma. Já não se acolhe o presente de cada dia. Desaparece o reconhecimento e gratidão. Não é possível viver com um coração dilatado. Continua-se a falar de amor, mas «amar» significa agora possuir, desejar o outro, colocá-lo ao meu serviço.

Esta forma de enfocar a vida leva a viver fechados a Deus. A pessoa torna-se incapaz de acolher. Não acredita na graça, não se abre a nada de novo, não escuta nenhuma voz, não percebe nenhuma presença ou graça na sua vida. É o indivíduo que preenche tudo. É por isso é tão grave a advertência do Evangelho de João: «A Palavra era luz verdadeira que ilumina cada homem. Veio ao mundo, e o mundo não a conheceu. Veio a sua casa, e os seus não a receberam». O nosso grande pecado é viver sem acolher a Luz.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: