sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

O Evangelho dominical (Pagola) - 27.12.2020

EDUCAR NA FÉ NOS DIAS DE HOJE

A passagem de Lucas do evangelho de hoje termina dizendo: «A criança, por sua vez, foi crescendo e se fortalecendo, cheia de sabedoria; e a graça de Deus estava com ela.”

Quando falamos hoje em "educar na fé", o que queremos dizer? Especificamente, o objetivo é que as crianças entendam e vivam de forma responsável e coerente sua adesão a Jesus Cristo, aprendendo a viver de forma saudável e positiva a partir do Evangelho.

Mas hoje a fé não pode ser vivida de qualquer forma. As crianças precisam aprender a ser crentes em uma sociedade descristianizada. Isso requer uma fé personalizada, não por tradição, mas o resultado de uma decisão pessoal; uma fé vivida e experimentada, ou seja, uma fé que se alimenta não de ideias e doutrinas, mas de uma experiência gratificante; uma fé não individualista, mas compartilhada de alguma forma em uma comunidade de crentes; uma fé centrada no essencial, que pode coexistir com dúvidas e questionamentos; uma fé não vergonhosa, mas comedida e testemunhada no meio de uma sociedade indiferente.

Isso requer todo um estilo de educar hoje na fé, onde o importante é transmitir uma experiência mais do que ideias e doutrinas; ensinar a viver os valores cristãos mais do que a se submeter a algumas regras; desenvolver a responsabilidade pessoal em vez de impor costumes; introduzir na comunidade cristã mais do que desenvolver o individualismo religioso; cultivar adesão confiante a Jesus, em vez de resolver problemas de fé de maneira abstrata.

Na educação da fé, o decisivo é o exemplo. Que as crianças possam encontrar em sua própria casa modelos de identificação, que não lhes seja difícil saber como devem se comportar para viver sua fé de forma sadia, alegre e responsável.

Jose Antonio Pagola

Nenhum comentário: