quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 239

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 239

Dia 17/12/2020 | Quinta-feira | 3ª Semana do Advento

Evangelho segundo Mateus (1,1-17)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo: Da cepa brotou a rama, da rama brotou a flor; e da flor nasceu Maria, de Maria o Salvador! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ffv9Q8dwLWA)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Mateus 1,1-17

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      As genealogias servem para assegurar a pertença de uma pessoa a uma família ou a um povo, e garantir uma origem legítima

·      Na genealogia de Jesus, Mateus rompe com a tradição e inclui nela figura de mulheres, todas humilhadas e marginalizadas

·      Com isso, sublinha que o nascimento de Jesus e a irrupção do Reino de Deus rejeita também o poder patriarcal

·      Tanto Jesus como Maria têm suas raízes no pai do povo hebreu, do qual são legítimos herdeiros

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Retome a genealogia, prestando atenção na inserção das figuras femininas e em algumas omissões (Moisés, os Profetas...)

·      Perceba a mudança da lógica narrativa quando fala da geração de Jesus em Maria

·      Qual é a relevância, e o que significa, para você, lembrar que Maria pertence a um povo e faz parte do grupo de mulheres desprezadas?

·      Procure identificar, entre seus antepassados, as pessoas que a família não gosta de citar como parentes

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·      Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·      Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·      Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·      Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·      Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·      Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·      Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·      Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·      Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·      Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·      O que fazer para que nossas comunidades cristãs sejam um lugar especial de acolhida e proteção às pessoas marginalizadas?

·      Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·      Se achar conveniente, leia a reflexão complementar que segue

·      Faça uma oração que resuma a experiência de oração de hoje

·      Recite ou cante a invocação: Jesus, Boa Notícia de Deus! Que tua Palavra e teu Espírito abram os olhos meus!

·      Reze com a nação que lembra São João Batista (Clique aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=1647987662124241)  

·      Apague a vela, guarde a Bíblia e conclua seu tempo de oração

 

Reflexão complementar sobre Mateus 1,1-17

Os relatos de genealogia, como esse de Jesus, nos parecem hoje enfadonhos e inúteis. Mas, para a cultura do oriente antigo, era um modo de assegurar a pertença a um povo. No caso do evangelho de hoje, o evangelista Mateus, mesmo sem apresentar uma genealogia completa (Moisés e os profetas não são citados), demonstra que Jesus pertence ao povo hebreu, é um israelita legítimo, um descendente de Davi.

As genealogias são tradições patriarcais, centradas nas figuras masculinas. Mas Mateus incluiu cinco mulheres na genealogia de Jesus: Tamar (filha de prostituta), Raab (protitura cananéia), Rute (estrangeira, de um povo acusado de ter se originado de um incesto), a “mulher de Urias” (sem nome, abusada por Davi) e Maria de Nazaré.

Incluindo estas mulheres nas origens de Jesus, Mateus deslegitima o patriarcado, sublinha a providência de Deus e a inclusão de pessoas e povos marginalizados nos seus planos e intervenções. Silenciando sobre o pai biológico de Jesus (“José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus”, Mateus deslegitima mais uma vez a ideologia patriarcal

Maria é incluída no grupo das outras quatro mulheres (ela é filha da humanidade e, como Jesus, descendente de Abraão, o pai do povo hebreu). Ao mesmo tempo, expressa uma novidade: em Maria se manifesta a encarnação de um Deus que intervém na história elevando os humilhados e relativizando os poderes e ideologias, inclusive o patriarcado. E Jesus, compartilhando conosco as raízes humanas, é o Filho de Deus, enviado para que sejamos plenamente humanos.

A luz do evangelho de hoje ilumina o primeiro dia da novena que antecede o Natal. Ele nos convoca a contemplar a acolher Jesus como Filho enviado por Deus, como irmão da humanidade. Como ele, somos acolhidos pelo Pai e por ele enviados para levar todos os homens e mulheres a ser a grande família de Deus, sem exclusões. “Fratelli tutti”, como diz o Papa.

(Itacir Brassiani msf)

 

Uma frase para pensar...

Sobre a Leitura Orante do Evangelho...

À afirmação de que «tudo está mal» corresponde o dito «ninguém o pode consertar. Sendo assim, que posso fazer eu?» Deste modo, alimenta-se o desencanto e a falta de esperança. E isto não estimula um espírito de solidariedade e generosidade. Fazer um povo precipitar no desânimo é o epílogo dum perfeito círculo vicioso: assim procede a ditadura invisível dos verdadeiros interesses ocultos, que se apoderaram dos recursos e da capacidade de ter opinião e pensamento próprios. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 74)

Sobre a Leitura Orante do Evangelho...

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

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