quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O Evangelho dominical (Pagola) - 17.01.2021

TORNAR-NOS MAIS CRISTÃOS

Isto que eu vivo é fé? Como tornar alguém mais crente? Que passos temos que dar? São perguntas que escuto frequentemente de pessoas que desejam fazer um percurso interior em direção a Jesus Cristo, mas que não sabem que caminho seguir. Cada um tem que escutar a sua própria chamada, mas a todos pode fazer bem recordar algumas coisas essenciais.

Crer em Jesus Cristo não é ter uma opinião sobre ele. Falaram-nos muitas vezes Dele. Talvez tenhamos lido algo sobre a Sua vida. Sua personalidade nos atrai. Temos uma ideia da Sua mensagem. Mas isso não basta. Se queremos viver uma nova experiência do que é acreditar em Jesus Cristo, temos que mobilizar todo o nosso mundo interior.

É muito importante não pensar em Cristo como alguém ausente ou distante, não ficar no «Menino de Belém», no «Mestre da Galileia» ou no «Crucificado do Calvário». Não podemos reduzi-lo, tampouco, a uma ideia ou a um conceito. Cristo é uma presença viva, alguém que está na nossa vida e com quem podemos nos comunicar na aventura de cada dia.

Não pretendamos imitá-Lo rapidamente. É melhor antes penetrar numa compreensão mais íntima de Sua pessoa, deixarmo-nos seduzir pelo Seu mistério, capturar o Espírito que o faz viver de maneira tão humana, intuir a força do Seu amor ao ser humano, a Sua paixão pela vida, a Sua ternura para com o débil, a Sua confiança total na salvação de Deus.

Um passo decisivo pode ser ler os evangelhos para procurar pessoalmente a verdade de Jesus. Não é necessário saber muito para entender a Sua mensagem, nem dominar as técnicas mais modernas de interpretação. O decisivo é ir ao fundo dessa vida a partir de nossa própria experiência, guardar as Suas palavras dentro do coração, alimentar o gosto da vida com o Seu fogo.

Ler os evangelhos não é exatamente encontrar receitas para viver. É outra coisa! É experimentar que, vivendo como Ele, podemos viver de forma diferente, com liberdade e alegria interior. Os primeiros cristãos viviam com esta ideia: ser cristão é revestir-se de Cristo, reproduzir em nós a Sua vida. Isto é o essencial! Por isso, quando dois discípulos perguntam a Jesus: “Mestre, onde moras, o que significa viver para Ti?” Ele responde-lhes: “Venham e vejam!”

José Antonio Pagola

 Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: