quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 261

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 261 

Dia 08/01/2021 | Sexta-Feira | Segunda Semana do Natal

Evangelho segundo Lucas (5,12-16)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “É como a chuva que lava” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rVhD1ndBNbw)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Lucas 5,12-16

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Na cena de hoje, Jesus está numa cidade sem nome e é procurado por um leproso também anônimo, mas cheio de confiança

·      Jesus atende a prece confiante do leproso, purifica ele da lepra, reintroduzindo-o assim na convivência familiar, social e religiosa

·      Este é mais um sinal de que o Ano da Graça, o Reino de Deus ou a Boa Notícia para os pobres é um fato concreto e palpável

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto lentamente, acompanhe o movimento dos personagens, escute atentamente as palavras que dizem

·      Leia no livro do Levítico (13,45-46) a condição de exclusão social das pessoas acometidas de lepra

·      Note a atitude de confiança orante do leproso, assim como a pronta compaixão de Jesus e a reinserção social do leproso

·      Quem são hoje as pessoas ou grupos sociais que, por alguma razão, são excluídos da convivência e dos bens da sociedade e da Igreja?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como fazer da Palavra de Deus a fonte, o caminho e a meta das nossas diversas atividades pastorais, catequéticas e celebrativas?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7yR1nEdnkUI)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Lucas 5,12-16

No texto que refletimos ontem, Jesus sublinhava sua missão priorizando os pobres, e que a promessa de Deus em favor dos que sofrem é para aqui e agora. Jesus é a Boa Notícia. Com ele se abre e está em pleno andamento o “ano da graça”, que se expressa no perdão aos pecadores, na acolhida aos marginalizados, na emancipação dos dominados.

No texto de hoje, que vem depois do chamado de Pedro, nos deparamos com Jesus em plena ação missionária. Ele se depara com uma pessoa “coberta de lepra”. O homem se aproxima e se prostra, expressando sua fé e invocando compaixão. É importante perceber que ele não pede que Jesus o cure, mas afirma que, querendo, Jesus tem o poder de “purifica-lo”.

Na cosmovisão do povo de Israel, mais que uma doença, a lepra era considerada uma impureza, e isso excluía a pessoa enferma da convivência familiar, social e religiosa. Era como se fosse um morto vivo, pois devia se vestir de luto. Por isso, “purificar” uma pessoa leprosa significava reintegrá-la na convivência familiar e social.

Jesus evita ser confundido com um simples curandeiro. As curas e purificações que realiza, assim como o perdão acolhedor concedido aos pecadores, eram sinais concretos de que o Reino de Deus estava chegando, promovendo vida plena e abundante para os pobres. Enquanto os curandeiros visam vantagens e querem se exibir, Jesus é gratuito e discreto.

Jesus responde à declaração de fé do leproso com uma palavra e um gesto. Afirma que quer que ele fique purificado, e estende a mão e toca no leproso. Não se trata de palavras misteriosas e gestos mágicos, mas de uma afirmação da vontade de Deus, de um gesto transgressor das leis que proibiam tocar num leproso, da afirmação da dignidade dele.

No fim da cena, Jesus pede que o leproso purificado vá ao templo e ofereça o sacrifício que comprova sua cura e serve de testemunho diante dos sacerdotes, que declaram a impureza mas não purificam ninguém. Pede que ele não anuncie isso aos quatro ventos, e se retira para rezar a sós com o Pai.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

Deus deu a terra a todo gênero humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém. A tradição cristã nunca reconheceu como absoluto ou intocável o direito à propriedade privada, e salientou a função social de qualquer forma de propriedade privada. O princípio do uso comum dos bens criados para todos é o primeiro princípio de toda a ordem ético-social, é um direito natural, primordial e prioritário. Todos os outros direitos sobre os bens, incluindo o da propriedade privada, não devem impedir, mas, pelo contrário, facilitar a sua realização”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 120)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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