quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O Evangelho dominical (Pagola) - 24.01.2021

O PROJETO DO REINO DE DEUS

Escreveram-se obras muito importantes para definir a essência do cristianismo. No entanto, para conhecer o coração da fé cristã não é preciso recorrer a nenhuma teoria teológica. O essencial é captar o que foi para Jesus o Seu objetivo, o centro da Sua vida, a causa a que se dedicou de corpo e alma.

Ninguém duvida que o Evangelho de Marcos resumiu isso com estas palavras: «O reino de Deus está perto. Convertei-vos e acreditai nesta Boa Nova». O objetivo de Jesus foi introduzir «o reino de Deus» no mundo: uma sociedade estruturada de forma justa e digna para todos, tal como a quer Deus.

Quando Deus reina no mundo, a humanidade progride na justiça, na solidariedade, na compaixão, na fraternidade e na paz. A isto se dedicou Jesus com verdadeira paixão. Por tal, foi perseguido, torturado e executado. O Reino de Deus foi o absoluto para Ele.

A conclusão é evidente: a força, o motor, o objetivo, a razão e o sentido último do cristianismo é o reino de Deus, e nenhuma outra coisa. O critério para medir a identidade dos cristãos, a verdade de uma espiritualidade ou a autenticidade do que a Igreja faz é sempre o reino de Deus; um reino que começa aqui e alcança a sua plenitude na vida eterna.

A única maneira de ver a vida como a via Jesus, a única maneira de sentir as coisas como as sentia Ele, o único modo de agir como ele agiu, é orientar a vida para construir um mundo mais humano. No entanto, muitos cristãos não ouviram falar assim do reino de Deus. E não poucos teólogos fomos descobrindo pouco a pouco ao longo das nossas vidas.

Uma das heresias mais graves que foi introduzida no cristianismo é fazer da Igreja uma entidade absoluta: pensar que a Igreja é uma realidade central, ante a qual todo o resto deve ser subordinado; fazer da Igreja a substituta do reino de Deus; trabalhar para a Igreja e preocupar-se com os seus problemas, esquecendo o sofrimento que há no mundo e a luta por uma organização mais justa na vida.

Não é fácil manter o cristianismo orientado ao reino de Deus, mas quando se trabalha nessa direção, a fé transforma-se, faz-se mais criativa e, sobretudo, mais evangélica e humana.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: