terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 273

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 273   

Dia 20/01/2021 Quarta-feira | 2ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (3,1-6)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,1-6

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos

·      Isso fica mais que evidente nesta espécie de “teatro político” que é a narração da cura do homem com mão atrofiada num sábado

·      Jesus poderia ter curado o homem num dia qualquer e num lugar mais discreto, mas faz questão de ressaltar a hipocrisia dos fariseus

·      Jesus afirma a exceção da lei para fazer o bem, enquanto que os seus delatores violam a lei para fazer o mal e oprimir

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Contemple a cena e as palavras: os personagens; a vigilância acusadora dos fariseus; a pergunta e os gestos de Jesus

·      Você acha que podemos assumir este ensino e esta ação de Jesus como regra para nossa vida religiosa e social?

·      O que nos amarra e nos impede de assumir a atitude livre, corajosa e libertadora de Jesus para fazer o bem a quem mais precisa?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Estenda sua mão a Deus, e peça que ele a abra, cure e abençoe, capacitando-a a ser gratuita e incansável no serviço aos outros

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Pão em todas as mesas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 3,1-6

No final do trecho do evangelho de ontem, Jesus se declara Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou contra ele e o Reino de Deus, ao qual serve. Para ele, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e haveres.

O trecho que estamos meditando hoje é uma espécie de teatro político: é uma provocação aos defensores da lei e da ordem e uma demonstração de que Jesus é um transgressor da lei. É isso que representa a cura do homem de mão seca, na sinagoga dos judeus, em pleno sábado. É um questionamento radical de todo o edifício ideológico da lei judaica.

Marcos diz que, na sinagoga, “havia algumas pessoas espiando”, buscando motivos para acusar Jesus. No final (v. 6), essas pessoas são identificadas como fariseus. Jesus poderia ter evitado o confronto curando o homem num dia comum e num lugar discreto. Mas ele quer sublinhar a novidade do Reino de Deus e a caducidade do sistema legal.

Chamando o homem doente e pedindo que se colocasse no centro da assembleia, Jesus provoca os defensores da ordem: no sábado, a lei permite fazer o bem e salvar uma vida, ou fazer o mal e condenar? Eles se calam, não porque não saibam a resposta, mas para fugir da autoincriminação, sob o olhar triste e irado de Jesus. Irado por causa da dureza e maldade deles, triste porque percebeu que havia selado seu destino.

Estabelecida a diferença de perspectivas entre Jesus e os defensores do templo, o homem estende a mão e, sem qualquer intervenção de Jesus, fica curado. E os fariseus, que acusam Jesus por ele fazer o bem a uma pessoa necessitada em dia de sábado, decidem o maior dos males propriamente no sábado: condenar Jesus à morte. Hipocrisia pura e gritante!

Jesus pede que estendamos a mão a ele para que sejamos curados, para que nossa mão se estenda para servir gratuitamente quem precisa, para lutar por causas humanas. Mas espera também que tenhamos a corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os pobres.

(Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

A gratuidade é a capacidade de fazer algumas coisas, pelo simples fato de serem boas, sem olhar a êxitos nem esperar receber imediatamente algo em troca. Quem não vive a gratuidade fraterna, transforma a sua existência num comércio cheio de ansiedade: está sempre a medir aquilo que dá e o que recebe em troca. Deus dá de graça, chegando ao ponto de ajudar mesmo os que não são fiéis. Recebemos a vida de graça; não pagamos por ela. De igual modo, todos podemos dar sem esperar recompensa, fazer o bem sem pretender outro tanto da pessoa que ajudamos”. (Francisco, Fratelli Tutti, 139-140)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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