sexta-feira, 7 de outubro de 2022

ANO C | TEMPO COMUM | VIGÉSIMO-OITAVO DOMINGO | 09.10.2022

Regenerados/as pela compaixão e enviados/as em missão.

A travessia que Jesus e seus discípulos estão realizando não é apenas geográfica. É uma caminhada consciente, com um rumo preciso: Jerusalém, onde Jesus enfrentará os poderes religiosos e políticos e revelará a compaixão de Deus. E faz essa passagem com um objetivo muito claro: desloca-se da periferia social ao centro político, transforma os últimos em primeiros, aprecia quem é desprezado, revela a presença de Deus na contramão da história e da religião. E, de tabela, potencializa a força emancipadora mais ou menos adormecida em cada ser humano.

Na Samaria, um grupo de leprosos deixa o fechado círculo de um povoado e se aproxima de Jesus. Parece que a ideologia estreita da cidade faz mal a eles, pois considera culpáveis e proscritos os pobres, os doentes, os rebeldes, os diferentes. Mas, em vez de cumprir as prescrições e anunciar claramente a própria impureza, permanecendo longe das pessoas consideradas puras, estes leprosos reconhecem Jesus como mestre e gritam: “Tem compaixão de nós!” Há algo muito especial que faz com que este grupo de marginalizados deixe a cidade em busca de uma mudança.

Esta súplica brota da dor por serem excluídos. Por trás do pedido está a situação dramática que vivem as pessoas infectadas pela lepra e pela ideologia escravizadora do judaísmo daquele tempo. Mas o grito quase desesperado, implorando compaixão, também é revelador de uma embrionária consciência de que Deus não vira o rosto nem fecha o coração diante do drama que vivem os doentes, discriminados e excluídos. Mesmo sem conseguir reconhecer claramente a identidade de Jesus, eles apelam a algo que é essencial em Deus: sua compaixão em favor dos marginalizados.

A resposta de Jesus à súplica dos leprosos é, inicialmente, o cumprimento de uma norma legal: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Como poderiam eles irem ao templo, se era exatamente a lei por ele regulada que os mantinha distantes e isolados? Eles ainda não estavam curados, e entrar no templo seria um sacrilégio imperdoável! Mas é no caminho, e não no templo, que eles são curados. É da ruptura com a cosmovisão estreita e dominadora do templo, da adesão crescente a Jesus e à sua Palavra, que vem a força que restaura a dignidade e liberta das exclusões.

Entre os dez leprosos havia um samaritano. Os demais provavelmente eram galileus. Percebendo-se curados, os galileus continuam firmes a marcha em direção ao templo, e são por ele novamente assimilados. Apenas o samaritano volta para agradecer a Jesus e glorificar a Deus, evitando assim as malhas e amarras do templo. É possível que os nove leprosos que continuam indo ao templo representem os discípulos que resistem à novidade exigente e libertadora de Jesus, os cristãos que continuam acreditando nos privilégios das minorias e na supremacia das leis e instituições.

O leproso samaritano, por sua vez, representa todos os excluídos e marginalizados que acolhem o Evangelho e se tornam discípulos/as de Jesus. “Tua fé te salvou.” A reconquista da plena cidadania e do respeito é fruto de uma fé dinâmica e consequente, que provoca rupturas e sustenta buscas. A declaração solene de Jesus ao samaritano purificado é semelhante a outras que fez à mulher vista como pecadora que beijara seus pés (cf. Lc 7,50), à mulher que sofria de hemorragia e era tratada como impura (cf. Lc 8,48), e ao cego e mendigo de Jericó (cf. Lc 18,42).

Em todas estas cenas vemos a mesma delicadeza de um Deus que nada reivindica para si mesmo: “Tua fé te salvou!” A experiência de ser acolhido/a por Jesus Cristo leva à decisão de segui-lo e culmina na aceitação de uma missão. O samaritano curado não é remetido de novo ao templo, mas recebe uma nova missão. Não é dito o que ele deve fazer, nem onde deve ir. Jesus simplesmente diz “Levanta-te e vai...” Pois a missão é isso: descobrir-se radicalmente enviado por Outro a outros.

Jesus de Nazaré, missionário do Pai: nós te louvamos pela nuvem de testemunhas que nos antecederam ou que caminham hoje ao nosso lado. Com Paulo aprendemos que, se já morremos contigo, contigo também viveremos e faremos viver. Ensina-nos então a levantar e partir em missão, movidos/as pela compaixão que vem de ti e cujo dinamismo não se esgota em nós. E ajuda-nos a romper com tudo o que escraviza e diminui as pessoas, tomando crítica distância das instituições e estruturas que ameaçam e intimidam. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf

2º Livro dos Reis 5,14-17| Salmo 97 (99) | 2ª Carta de Paulo  a Tmóteo 2,8-13 |  Evangelho  de São  Lucas (17,11-19)

Nenhum comentário: