sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 920

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 920

Dia 29/10/2022 | XXX Semana do tempo Comum | Sábado

Evangelho segundo Lucas (14,1.7-11)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo “Cada vez que eu venho para te falar” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 14,1.7-11

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Durante uma refeição na casa de um líder dos fariseus, Jesus observa o comportamento presunçoso daquele grupo

·    Enquanto eles vigiam Jesus para condená-los, Jesus os observa e critica duramente a pretensão de serem os primeiros

·    No Reino de Deus o que determina quem são os primeiros não é a origem, a meritocracia ou o corporativismo

·    Jesus inverte a lógica social, afirmando e demonstrando que, para Deus e seu Reino, os últimos são os primeiros

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Acompanhe Jesus à casa do chefe dos fariseus, seu olhar vigilante sobre os fariseus e seu ensino provocador

·    Procure relacionar essa afirmação de Jesus com aquilo que ele demonstrou durante toda a sua vida e com o cântico de Maria

·    Faça uma revisão de seus pensamentos e comportamentos: você se considera melhor e mais meritório que outros/as?

·    No seu íntimo, você se vê entre os “primeiros” segundo a lógica de Jesus ou segundo a lógica predominante na sociedade?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Louve a Deus pela ternura e atenção com que se dirige aos últimos da escala social

·    Peça a Jesus a graça de ser coerente com a fé em Jesus e com a adesão aos valores do Reino de Deus

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como podemos pôr em prática a “inversão de prioridades” proposta por Jesus em nossa família e em nossas comunidades cristãs?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Paz na terra” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 14,1.7-11

Já vimos e sabemos que, para Jesus, o reino de Deus e a defesa da vida ameaçada têm absoluta primazia, em qualquer circunstância. A lei visa garantir o repouso e assegurar a dignidade dos seus filhos e filhas de Deus, e, por isso, isso não pode ir contra o mandamento de defender ou resgatar a vida. Se deixamos tudo de lado para salvar um animal de estimação ou em risco de extinção, não há razão aceitável para se opor-nos à cura de uma pessoa necessitada.

O texto de hoje dá prosseguimento ao episódio de Jesus na casa do líder dos fariseus. Eles Jesus vigilantes e apreensivos, e Jesus não tira o olho deles. Por isso, a Jesus não passa despercebido a busca dos primeiros lugares e da relevância que contamina aquele grupo como o Corona-vírus se tende a se disseminar hoje. Sem papas na língua, Jesus critica essa atitude deles, na própria casa de um deles, com uma parábola.

Evidentemente, Jesus não está preocupado com o bom comportamento que devemos demonstrar numa festa, ao estilo dos manuais de boas maneiras, bem ao gosto da burguesia. Jesus dirige sua crítica à doença que contagia líderes religiosos ou os que se consideram “gente de bem”, em todos os tempos e lugares: imaginar-se melhor ou superior aos demais.

A parábola de hoje, e aquela que se segue a ela, estão unidas pelo viés da festa. Jesus oferece critérios novos e originais para ocupar os lugares e fazer a lista de convidados. É claro que ele se refere a quem precisa ser tratado com prioridade na sociedade, e ao papel das lideranças na perspectiva do Reino de Deus.

A vida de Jesus deixa claro quem são os “últimos” e quem são os “primeiros” no querer de Deus. É o inverso daquilo que estabelecem as regras e prioridades sociais, religiosas e econômicas, assim como os manuais de boas maneiras Deus não se orienta pelo corporativismo, pela meritocracia, pela demagogia ou pelo assistencialismo. A vida e a missão de Jesus revelam de modo inequívoco e cabal que o dom de si, a partilha a generosidade radical e a generosidade são as linhas mestras da vida cristã.

 (Itacir Brassiani msf)

Sereis minhas testemunhas (At 1, 8)

Nos países cristãos a cooperação dos leigos consiste em alimentar em si mesmo e nos outros o conhecimento e o amor às missões, despertar as vocações, para que o dom da fé que gratuitamente receberam possa ser igualmente estendido a outros. Nas terras de missão os leigos, tanto naturais como estrangeiros, podem ensinar nas escolas, administrar as coisas temporais, colaborar nas atividades paroquiais e diocesanas, participar e promover diversas formas de apostolado leigo, para que os fiéis da nova Igreja assumam quanto antes seu papel na vida da comunidade” (Decreto Apostólico Ad Gentes, Vaticano II, § 41).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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