sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Fé no futuro da humanidade

Nos dias em que recordamos a histórica Declaração Universal dos Direitos Humanos, é preciso continuar sonhando teimosamente com um novo Amanhecer da Humanidade e afirmando corajosamente a dignidade de todos os seres humanos e das demais criaturas. Recordo a propósito uma das muitas e belas profecias do Pastor e Mártir Luther King.
“Hoje, na noite do mundo e na esperança da Boa Nova, afirmo com audácia minha fé no futuro da Humanidade.
Nego-me a crer que as circunstâncias atuais tornem as pessoas incapazes de criar uma terra melhor.
Nego-me a crer que o ser humano não passa de uma palha arrastada pela corrente da vida, sem nenhuma possibilidade de influir no curso dos acontecimentos.
Nego-me a compartilhar a opinião de quem afirma que o ser humano é tão prisioneiro da noite sem estrelas, do racismo e da guerra, que a aurora radiante da Paz e da Fraternidade nunca poderá a se tornar uma realidade.
Nego-me a fazer minha a afirmação cínica de que todos os povos, um após outro, cairão no torvelhinho do militarismo que leva ao inferno da destruição nuclear.
Creio que a Verdade e o Amor sem condições terão a última palavra, pois a Vida, mesmo que provisoriamente vencida, é sempre mais forte que a morte.
Creio firmemente que, mesmo em meio às bombas que explodem e aos canhões que retumbam, permanece a Esperança de um radiante Amanhecer.
Atrevo-me a crer que um dia todos os habitantes da terra poderão fazer três refeições diárias para a vida do corpo; educação e saúde para a saúde do espírito; e igualdade e liberdade para a vida do coração.
Creio igualmente que um dia toda a Humanidade reconhecerá em Deus a fonte do seu Amor.
Creio que a Bondade salvadora e pacífica chegará a ser, um dia, a Lei da Humanidade, e que o lobo e o cordeiro poderão descansar juntos, que cada ser humano poderá sentar-se debaixo de sua figueira ou de sua vinha e ninguém deverá ter medo.”
(Rev. Martin Luther King Jr.)

Nenhum comentário: