quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O evangelho dominical - 02.10.2016

AUMENTA-NOS A FÉ

De forma abrupta, os discípulos fazem a Jesus um pedido vital: «Aumenta-nos a fé». Noutras ocasiões tinham pedido: «Ensina-nos a rezar”. 
À medida que Jesus lhes desvenda o projeto de Deus e o trabalho que lhe quer encomendar, os discípulos sentem que não lhes basta a fé que vivem desde crianças para responder à Sua chamada. Necessitam de uma fé mais robusta e vigorosa.
Passaram-se mais de vinte séculos. Ao longo da história, os seguidores de Jesus viveram anos de fidelidade ao Evangelho e horas obscuras de deslealdade. Tempos de fé forte e também de crise e incerteza. Não necessitaremos de pedir de novo ao Senhor que aumente a nossa fé?
Senhor, aumenta-nos a fé! Ensina-nos que a fé não consiste em acreditar em algo, mas sim em acreditar em ti, Filho encarnado de Deus, para nos abrirmos ao Teu Espírito, deixar-nos alcançar pela tua Palavra, aprender a viver com o Teu estilo de vida e a seguir de perto os Teus passos. Só tu és quem «inicia e consuma a nossa fé».
Aumenta-nos a fé! Dá-nos uma fé centrada no essencial, purificada de adesões e acréscimos postiços, que nos afastam do núcleo do Teu Evangelho. Ensina-nos a viver nestes tempos uma fé, não fundada em apoios externos, mas na Tua presença viva nos nossos corações e nas nossas comunidades crentes.
Aumenta-nos a fé! Faz-nos viver uma relação mais vital contigo, sabendo que Tu, nosso Mestre e Senhor, és o primeiro, o melhor, o mais valioso e atrativo que temos na Igreja. Dá-nos uma fé contagiosa que nos oriente para uma fase nova de cristianismo, mais fiel ao Teu Espírito e à Tua trajetória.
Aumenta-nos a fé! Faz-nos viver identificados com o teu projeto do reino de Deus, colaborando com realismo e convicção em fazer a vida mais humana, como quer o Pai. Ajuda-nos a viver humildemente a nossa fé com paixão por Deus e compaixão pelo ser humano.
Aumenta-nos a fé! Ensina-nos a viver convertendo-nos a uma vida mais evangélica, sem nos resignarmos a um cristianismo rebaixado onde o sal se vai tornando insosso e onde a Igreja vai perdendo estranhamente a sua qualidade de fermento. Desperta entre nós a fé das testemunhas e dos profetas.
Aumenta-nos a fé! Não nos deixes cair num cristianismo sem cruz. Ensina-nos a descobrir que a fé não consiste em acreditar no Deus que nos convém, mas naquele que fortalece a nossa responsabilidade e desenvolve a nossa capacidade de amar. Ensina-nos a seguir-te tomando a nossa cruz cada dia.
Aumenta-nos a fé! Que te experimentemos ressuscitado, no meio de nós, renovando as nossas vidas e alentando as nossas comunidades.
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Um comentário:

Sir. Jeidson disse...

Excelentes essas reflexões, padre Itacir. Muito obrigado por compartilha-las conosco. Abraço.