sexta-feira, 30 de julho de 2021

O Evangelho dominical (Pagola) - 01.08.2021

COMO ACREDITAR EM JESUS, HOJE?

Segundo o evangelista João, Jesus conversa com as pessoas nas margens do Lago da Galileia. Jesus pede-lhes que não trabalhem por qualquer coisa, que não pensem apenas num alimento perecível. O importante é trabalhar tendo como horizonte a vida eterna.

Não há dúvidas que seja assim. Jesus tem razão. Mas qual é o trabalho que Deus quer? Esta é a pergunta das pessoas; como podemos ocupar-nos nos trabalhos que Deus quer? A resposta de Jesus não deixa de ser desconcertante. O único trabalho que Deus quer é este: Que acreditemos em quem Deus nos enviou. Que significa isto?

Acreditar em Jesus não é uma experiência teórica, um exercício mental. Não consiste simplesmente numa adesão religiosa. É um trabalho em que os seus seguidores devem se engajar ao longo da vida. Acreditar em Jesus é algo que se tem que cuidar e trabalhar dia a dia.

Acreditar em Jesus significa configurar a vida a partir Dele, convencidos de que a sua vida foi verdadeira: uma vida que conduz à vida eterna. A sua maneira de viver Deus como Pai, a sua forma de reagir sempre com misericórdia, o seu compromisso em despertar esperança é o melhor que pode fazer o ser humano.

Acreditar em Jesus é viver e trabalhar por algo último e decisivo: esforçar-se por um mundo mais humano e justo; fazer mais real e mais credível a paternidade de Deus; não esquecer aqueles que correm o risco de ser esquecidos por todos, mesmo pelas religiões. E fazer tudo isto sabendo que o nosso pequeno compromisso, sempre pobre e limitado, é o trabalho mais humano e nobre que podemos fazer.

Por isso, ignorar a vida dos outros, viver tudo com indiferença, encerrarmo-nos apenas nos nossos interesses, ignorar o sofrimento das pessoas que encontramos no nosso caminho... são atitudes que indicam que não estamos trabalhando e concretizando a nossa fé em Jesus.

José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez


Nenhum comentário: