domingo, 4 de julho de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 439

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 439

Dia 02/07/2021 | 14ª Semana Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (9,18-26)

 

(1)     Coloque-se em atitude de oração  

·        Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·        Escolha o lugar no qual você se sinta bem e não seja interrompido/a

·        Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·        Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·        Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·        Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·        Reze, ouvindo e repetindo o mantra: Aquele que vos chamou, aquele que vos chamou é fiel! Fiel é aquele que nos chamou! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hGBOOoqb3YA)

              

(2)   Leia o texto da Palavra de Deus

·        Leia com toda a atenção o texto de Mateus 9,18-26

·        Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·        Depois de curar um paralítico e de falar aos discípulos/as sobre o sentido cristão do Jejum, Jesus enfrenta a necessidade de duas mulheres

·        Uma foi tragada pela morte ainda no início da vida, e outra que vivia sob a condição de impura por uma hemorragia que durava 12 anos

·        Jesus tem olhos para todas as pessoas vulneráveis, e tem a sensibilidade de atribuir à própria fé das pessoas os benefícios que recebem

·        Jesus age e liberta as pessoas necessidades em qualquer lugar: na estrada ou nas casas, onde ainda estamos confinados

·        O que a Palavra de Deus diz em si mesma?

 

(3)   Medite a Palavra de Deus

·        Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·        Acompanhe cada palavra e cada gesto ou ação desta cena, observando bem a atitude dos diversos personagens

·        O que a intercessão do pai da menina e a iniciativa da mulher doente podem nos ensinar?

·        É possível perceber como Jesus evita dar prioridade ao atendimento das necessidades de pessoas de classe superior em desfavor dos pobres?

 

(4)   Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

·    Deixe ressoar em sua oração a gratidão de Mateus e de todas as pessoas que, em Jesus, experimentam a acolhida misericordiosa que os faz reviver

·    Peça a Jesus a graça de aprender essa lição: o que agrada a Deus é a prática da misericórdia, não o ritualismo e o legalismo

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Em que situações a espera e crise ainda justifica práticas de jejum e penitência?

·    Onde a Igreja precisa substituir o luto pela festa, a roupa velha pela roupa nova do Evangelho de Jesus?

 

(6)   Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante o refrão: Jesus, tu és a luz dos olhos meus! Jesus, brilhe esta luz nos passos meus seguindo os teus! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qpCS0gucq6c)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Pistas sobre Mateus 9,18-26

Nesta dupla cena descrita por São Mateus, tempos a presença de vários elementos contrastantes: um chefe e uma mulher anônima; a impotência e o poder; a doença e a cura; a prostração e a elevação, o público da rua e o privado da casa, o pedido direto e o desejo não dito.

A ação compassiva e libertadora de Jesus cura e reabilita duas pessoas que sofrem e são marginalizadas: uma mulher e uma menina. Mas enquanto a menina tem família e é filha de uma pessoa que tem cargo de chefia, a mulher que vê sua vida se esvaindo parece não ter ninguém por ela.

A menina tem alguém por ela, e seu pai, como que reconhecendo que seu poder é impotente, se aproxima de Jesus respeitosamente e pede pela filha. A mulher que sofre de hemorragia, consciente de sua pequenez não pede nada: apenas se aproxima de Jesus e toca no seu manto.

Há um elemento comum entre o chefe (não se diz se é chefe dos romanos ou dos judeus) e a mulher que interrompe a ida de Jesus à casa da menina: a fé na ação misericordiosa e restauradora de Jesus. Talvez esse chefe, que em relação às crianças faz o contrário de Herodes, represente um modelo alternativo de liderança cristã.

A mulher se aproxima de Jesus, sem reverência mas com grande fé, tanto que, nesse toque, Jesus reconhece sua fé e fica impressionado. O chefe crê que o toque de Jesus dará vida à sua filha. Para Jesus, a fé é que fez o trabalho de cura da mulher, por isso deve ela ter coragem, e a menina não está morta, mas precisa ser “elevada”, reestabelecida, reinserida na sociedade, ou seja, curada.

Como os escribas e fariseus, a multidão reunida na casa do pai da menina não espera nada de Jesus, e até caçoa dele. Jesus evita fazer gestos espetaculares, e pede que aqueles que esperam isso se retirem. A cura ocorre em modo reservado, mas a notícia daquilo que Jesus fez por ela se espalhou e chegou até nós. Cremos como a mulher e o pai da menina que o toque de Jesus pode nos curar e levantar?

  (Itacir Brassiani msf)

Ensinamento do Papa Francisco

Uma ecologia integral requer abertura para conceitos que transcendem a linguagem das ciências exatas ou da biologia e nos põem em contato com a essência do ser humano. O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós”. (Laudato Si’, § 11, 14)

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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